O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que valoriza todas as características de uma nação. ... A ideologia do nacionalismo provém desse sentimento de pertencimento à cultura de um país e de identificação com a pátria.
Já o nacionalismo apresenta uma definição política sobretudo da preservação da nação enquanto entidade, por vezes na defesa de território delineado por fronteiras terrestres, mas, acima de tudo nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição identitária ou transformação.
Segundo Mário Pinto de Andrade o protonacionalismo abrange o período histórico de emergência de um discurso que se distingue pelo seu triplo carácter fragmentário (no pensamento e na acção), descontínuo (na temporalidade) e ambivalente (no seu posicionamento face ao sistema colonial).
Nacionalismo Cultural é procurar representar e viver, inclusive escrevendo, tudo oque tem e representa a Pátria.:musica, costumes, alimentação...
Imperialismo - É a política de expansão e o domínio territorial, cultural e economico sobre outra nação. ... Nacionalismo - Uma tese surgida após a Revolução Francesa, que procurava valorizar a identificação e a aproximação com uma nação.
O patriota é aquele que ama seu país e procura servi-lo da melhor forma possível. Patriotismo é um sentimento voluntário, unilateral, de amor e pertencimento. Revela a disposição de entrega à causa da pátria. ... Ele serve ao seu país e é solidário aos que devotam o mesmo sentimento de patriotismo.
Assim ser patriota é sentir ardor com as coisas que fazem bem ao nosso país, e indignar-se com todos os atos que denigram a sua imagem. Ser Patriota é defender os interesses do seu país, respeitar e protejer os seus símbolos e trabalhar pela construção de um país melhor, de uma sociedade mais justa.
Austrália