O industriário britânico Robert Owen (1771 – 1858) acreditava que o caráter humano era fruto das condições do local em que ele se formava. Por isso, defendeu que a adoção de práticas sociais que primassem pela felicidade, harmonia e cooperação poderiam superar os problemas causados pela economia capitalista.
Saint-Simon foi considerado um notável socialista utópico, o primeiro a admitir a necessidade de uma economia planificada. Dava grande importância a uma produção abundante e eficiente, a utilização do conhecimento científico e tecnológico voltados para a produção, em benefício ao interesse geral.
Charles Fourier (1772 -1837) defendia a tese de que se devia criar uma cooperativa agrícola financiada com dinheiro público ou particular, onde os trabalhadores realizariam suas atividades conforme os seus interesses.
Passado algum tempo, o sucesso alcançado por seu modelo acabou gerando fortes manifestações oposicionistas. Com isso, foi para os Estados Unidos e criou uma nova cooperativa chamada New Harmony. Quando retornou à sua terra natal, Robert Owen se deparou com a completa falência das cooperativas que tinha ali concebido.
Falanstério era a denominação das comunidades intencionais idealizadas pelo filósofo francês Charles Fourier. Consistiam em grandes construções comunais que refletiriam uma organização harmônica e descentralizada onde cada um trabalharia nos conformes de suas paixões e vocações.
Ele acreditava que a melhoria nas condições de vida e trabalho dos operários aconteceria com a criação de associações e pelo cooperativismo entre o proletariado (produção partilhada por todos). Criticava veemente a sociedade burguesa, que separava o trabalho do prazer.
- Como o socialismo de Charles Fourier fundamenta a ideia de associação? (No ideário socialista desenvolvido por Charles Fourier, a ideia de socialismo como espécie de engenharia associativa é central.
Resposta: Charles Fourier (1772 -1837) defendia a tese de que se devia criar uma cooperativa agrícola financiada com dinheiro público ou particular, onde os trabalhadores realizariam suas atividades conforme os seus interesses.
Socialismo Utópico Foram categorizados como “utópicos”, por conta de idealizarem uma sociedade perfeita, sem justificar, no entanto, os meios para alcançá-la, sem deixar um caminho claro a ser traçado para chegar a tal objetivo.
O socialismo utópico se diferencia do científico por não contar com um projeto detalhado de como colocar os ideais revolucionários em prática. ... O socialismo utópico surge ainda ao final do século XVIII, tendo como principais expoentes autores como Saint-Simon, Robert Owen (pai da tendência) e Fourier.
A distinção entre socialismo utópico e científico originou-se de Marx, que criticou as características utópicas do socialismo francês e da economia política inglesa e escocesa. ... Ao contrário dos utópicos, Marx e Engels não se preocuparam em pensar como seria uma sociedade ideal.
A importância do socialismo utópico é que ele foi o pontapé para o fundamento do socialismo marxista. As críticas contra ele foram várias, especialmente de Marx e Engels. Muito se diz que Marx e Engels fundaram o socialismo. Entretanto, a história não é bem assim.
Karl Marx, juntamente com Friedrich Engels, encabeçou a teoria que, posteriormente, foi denominada de marxismo. O reconhecimento da exploração sofrida pelo proletariado e causada pela burguesia, a classe que detém os meios de produção, foi o principal ponto de partida da análise marxista da sociedade.
Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: República Moldava da Transnístria, República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia do Norte, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.
Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era uma nação socialista que surgiu como resultado direto da Revolução Russa de 1917. ... O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos.
A história do socialismo encontra suas origens na Revolução Francesa e nas mudanças trazidas pela Revolução Industrial, apesar de ele ter precedentes em movimentos e ideias anteriores. ... A maioria dos socialistas daquele período se opuseram aos deslocamentos trazidos pela Revolução Industrial.
O socialismo real, também conhecido como socialismo realmente existente ou socialismo desenvolvido, foi uma frase de efeito ideológica popularizada durante a era Brejnev nos países do Bloco Socialista e na União Soviética. ... O conceito de socialismo real aludia a um futuro sistema socialista altamente desenvolvido.
Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos é igualmente dividida entre todos.
O socialismo foi uma corrente de pensamento que se voltou para questões como a luta de classes, a mais-valia e as desigualdade entre o proletariado e a burguesia. ... Foi nesse período em que novas doutrinas socialistas ofereceram uma nova perspectiva sobre a sociedade capitalista e a condição do trabalhador contemporâneo.
Na União Soviética e todo Leste Europeu foi instaurado o socialismo real, marcado principalmente pela enorme participação do Estado. Esse fato fez emergir, de certa forma, um sistema um tanto quanto ditatorial, tendo em vista que as decisões políticas não tinham a participação popular.