verbo transitivo direto Fazer com que uma pessoa se torne escrava; submeter alguém à escravidão: escravizou os funcionários. ... verbo transitivo direto e bitransitivo Fazer com que (alguém) se torne submisso; tornar subordinado; subjugar: os vícios escravizam o ser humano (aos piores comportamentos).
As primeiras pessoas a serem escravizadas na colônia foram os indígenas. Posteriormente, negros africanos seriam capturados em possessões portuguesas como Angola e Moçambique, e regiões como o Reino do Daomé, e trazidos à força ao Brasil para serem escravizados.
A vida de um escravo era dura e era marcada pela violência dos senhores e das autoridades coloniais. A jornada diária de trabalho poderia se estender por até 20 horas por dia e o trabalho no engenho era mais pesado e perigoso que trabalhar nas plantações.
A escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, imposta por meio da força. Em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria ou como despojos de guerra.
Nem sempre o tráfico de pessoas ocorre de forma forçada. Na maior parte das vezes, o crime começa com a promessa de realização de um sonho: um pedido de casamento que pode mudar a vida de mulheres, a oferta de um emprego ou a chance de seguir a carreira de modelo ou de jogador de futebol.
Acender é verbo transitivo direto, que significa “colocar fogo em algo”, “ligar a luz” ou até “colocar para funcionar”.
Tem mais depois da publicidade ;) O sentido de ascender é justamente esse: subir, elevar-se. O outro verbo, “acender”, com “c”, é pôr fogo, ligar ou alumiar. Pode possuir ainda o sentido de animar, gerar vontade.
1 Relativo a fogo. 2 Que é de fogo ou produzido pela ação do fogo. 3 Da cor do fogo. 4 fig Que se caracteriza pela vivacidade e pelo entusiasmo; entusiasmado, inflamado: “Lá estava o conselheiro do Império com as suas barbas e o seu olhar ígneo de profeta bíblico” ( EV ) .
Fogo é o sinal visual de uma reação química exotérmica (liberação de calor) que acontece pela oxidação da matéria, com a reação de combustão ocorrendo em cadeia. Para que haja fogo, é necessário calor, combustível e comburente. ... Os principais produtos da reação de oxidação são dióxido de carbono (CO2) e vapor de água.
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
oxigênio