Os alimentos que ajudam a alcalinizar o meio, sendo mais fácil para o corpo manter o pH do sangue dentro da normalidade, são aqueles que são ricos em potássio, magnésio e/ou cálcio, como damasco, abacate, melão, tâmara, toranja, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas, figo seco, hortaliças verdes escuras e aveia, ...
Lista dos principais alimentos alcalinos
6 a 8
O uso de carbonato de cálcio na forma aragonita, dolomita ou calcita, seja oriundos de forma mineral ou orgânica (conchas são formas de carbonato de cálcio), é talvez o método mais comum de elevar o pH e manter a reserva alcalina em níveis adequados.
Com a fita medidora de pH As fitas medidoras de pH são um filtro de papel, embebido com uma mistura de indicadores do ácido ao básico (escala pH), assinalados por uma variedade de cores. É por essa diferença de cores que é possível fazer a medição e classificar uma análise da água.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).
Para medir a variação de pH devemos usar aparelhos eletrônicos ou indicadores como fitas ou líquidos, duas vezes ao dia. Uma medição nas primeiras horas da manhã e outra no final da tarde. Qualquer alteração brusca pode provocar stress nos peixes e deve ser rapidamente resolvida.