A raiva, ou hidrofobia, é uma doença viral causada por um RNA vírus do gênero Lyssavirus, transmitida via mordedura, lambida ou arranhadura de um animal infectado.
A raiva, também conhecida como hidrofobia, é uma doença viral em que o sistema nervoso central (SNC) fica comprometido e pode levar à morte em 5 a 7 dias, se a doença não for devidamente tratada.
Hidrofilia: é a afinidade de uma substância com a água. ... Hidrofobia: é a "fobia" que uma substancia tem pela água.
Quais são os sintomas da raiva?
Alterações de comportamento – confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações. Espasmos ao sentir água ou vento - hidrofobia. Mal-estar geral. Aumento de temperatura.
A raiva é uma doença infecciosa, causada por vírus, que pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo os homens. A transmissão aos humanos ocorre através da mordedura, arranhadura ou lambedura de um animal infectado.
A raiva apresenta três ciclos de transmissão: - urbano: representado principalmente por cães e gatos; - rural: representado por animais de produção, como: bovinos, eqüinos, suínos, caprinos; - silvestre: representado por raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos.
Se for corretamente administrada, a sua eficácia é de 100%. A primeira administração da vacina tem a duração de 1 ano. Mais tarde, a duração aumenta para 2-3 anos. A vacinação de cachorros com menos de 12 semanas de idade não é eficaz, já que os anticorpos maternos neutralizam o efeito.
Vacina contra raiva deve ser tomada logo após mordida de cão ou gato | Bem Estar | G1. Na cidade de São Paulo, último caso de raiva humana por cão foi em 1981. Postos de saúde oferecem dose; animais devem ser imunizados todo ano.
Calendário anual de vacinas de cachorro
Antirrábica: os cães devem receber uma dose da vacina todos os anos a partir dos 3 meses de idade.