Os Fatores para Motivar as Pessoas no Ambiente Trabalho
Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afecto, estima e as de autorrealização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão directamente relacionadas com a sobrevivência.
A motivação nas organizações é a dose de disposição que necessitamos para cumprir uma tarefa — grande ou pequena. Pode surgir como o objetivo por trás de uma satisfação pessoal e profissional.
A motivação é o resultado das atitudes do gestor, este deve priorizar a satisfação e o bem-estar dos trabalhadores, tendo como base as recompensas e benefícios oferecidos, sejam eles de natureza intrínseca ou extrínseca, benefícios monetários ou não monetários.
A motivação no trabalho está ligada à vontade de se manter naquele emprego, mas mais do que isso, é o sentimento que move todas suas ações no ambiente de trabalho. ... Ela influencia diretamente no comportamento do indivíduo no trabalho, se relacionando profundamente com comprometimento dos funcionários com o trabalho.
Segundo a Teoria da Motivação, desenvolvida pelo psicólogo Frederick Herzberg, o nível de rendimento dos profissionais varia de acordo com sua satisfação no trabalho, ou seja, depende de como se sentem em determinado ambiente corporativo e dos fatores que influenciam em sua motivação e desmotivação.
As teorias motivacionais começaram a ser desenvolvidas na segunda metade do século XX, e até 2017 recebem complementações devido sua importância na vida cotidiana. Elas objetivam identificar e estudar o comportamento das pessoas, baseado nas suas necessidades e desejos.
Conhecida por Pirâmide de Maslow ou Teoria das necessidades humanas, o modelo sugere que nós, seres humanos, somos motivados em satisfazer cinco necessidades básicas: fisiológicas, de segurança, social, de autoestima e de realizações pessoais.
As necessidades fisiológicas que se encontram como base para a pirâmide, segundo Maslow, representam as necessidades relacionadas ao organismo, como alimentação, sono, abrigo, água, excreção e outros. ... As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas.
Quais são as necessidades básicas do ser humano?
Pirâmide de Maslow, ou hierarquia das necessidades de Maslow, é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas. ... Por isso, a teoria hierarquiza as condições para a felicidade e oferece um panorama geral dos desejos humanos.
As necessidades de segurança incluem a segurança física, a proteção contra doenças, desastres naturais, contra a violência. Também faz parte destas necessidades a busca pela ordem, pela justiça e pela lei. ... Ao contrário das necessidades fisiológicas, as necessidades de segurança não podem ser totalmente satisfeitas.
Quando o seu cliente compra, ele está tentando justamente preencher algum tipo de carência, real ou não. Por isso, entender as necessidades propostas por Maslow é essencial aos profissionais de marketing que queiram entender e, posteriormente, explorar os desejos que o seu produto ou serviço busca atender.
Necessidade é tudo aquilo de que precisamos e que é indispensável para nossa vida. Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. ... Por isso o bom senso é tão importante: devemos satisfazer nossas necessidades e, na medida do possível, atender a nossos desejos.
A principal diferença entre as necessidades e os desejos é que os desejos não são essenciais, desejos são carências por produtos específicos, são sonhos almejados, já as necessidades são os consumos básicos que um consumidor precisa.
Veja, a seguir, os principais fatores considerados para identificar os costumes do consumidor:
Produtos são espécies que se formam de reações químicas, ou, em outros termos, um produto é uma substância que forma-se como o resultado de reações químicas ou biológicas (em reações que são bioquímicas). ... Reagentes são materiais moleculares usados para criar reações químicas.
Produtos são divididos em três categorias que são: Produtos Básicos, Produtos Semimanufaturados e Produtos Manufaturados. Essa divisão é feita de acordo com o valor do produto e como é feita a sua produção.
As substâncias iniciais de uma reação química, as que reagem, são chamadas de reagentes. Já as substâncias finais de uma reação, as que se formam, são chamadas de produto. H e O são os reagentes, e HO é o produto. O número que precede a substância é denominado coeficiente.
Frequentemente se diz que produtos são tangíveis, podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis, não podem ser tocados. ... O serviço, por sua vez, não transforma objetos em bens, mas é consumido enquanto é prestado.