ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – desenvolver análise e avaliação, durante leitura e produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das formas de composição dos textos, sua situação de produção, e seus efeitos de sentido, para, entre outras coisas, mobilizar conhecimentos ortográficos, sintáticos, discursivos ...
A semiótica visual estuda as imagens como signos. ... Peirce, para a semiótica de pinturas abstratas e para o estudo das imagens em anúncios impressos. Dois estudos de caso exemplificam as diferentes abordagens para o estudo das mensagens verbal e visual de anúncios impressos.
Estudar o nível fonológico implica estudar significantes e não significados. Os significantes na fala, ou seja, os sons como concretamente são produzidos pelos falantes, são chamados fones e se constituem como objeto da Fonética.
O nível fonológico é o que diz respeito a sonoridade da língua, é o que nos possibilita diferenciar “FACA” de “VACA” ,por exemplo. Graças a Fonologia podemos reconhecer fonemas surdos e sonoros, fricativos e sibilantes, bilabiais, plosivos e todos os diferentes sons da nossa língua.
O nível fonético-fonológico acontece quando uma palavra é pronunciada de diversos modos, seja pelo acréscimo, decréscimo ou substituição/troca de um fonema. É o que caracteriza o sotaque. Um exemplo são as palavras titia e oito.
Morfologia é o tratado das formas que a matéria pode tomar. Do grego “morphe” (morfo = forma) e (logos = estudo). Morfologia vegetal é a parte da Botânica que estuda as formas e estruturas dos organismos vegetais. ... Em Biologia, morfologia é o estudo da forma do organismo ou de partes dele.