substantivo feminino Característica do que é frágil, do que se quebra facilmente. Tendência natural para quebrar; fraqueza. Etimologia (origem da palavra fragilidade). Do latim fragilitas.
Característica daquilo que é frágil, que não possui grande resistência; 2. Vulnerabilidade em termos de saúde; aspeto fraco ou débil; 3.
A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade. Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.
Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.
O motivo mais comum é o preconceito. ... Ou então, por causa de preconceitos tbm, tipo, as pessoas vivem zoando, humilhando, dando apelidos, tudo por conta do preconceito, aí a pessoa que é a vítima se exclui das pessoas para não sofrer novamente.
A exclusão social tem sido um dos grandes problemas da sociedade atualmente. A exclusão é um tema muito discutido hoje em dia, mas não presenciamos atitudes necessárias, para que esse problema seja cessado. ... por esses e outros motivos a exclusão social não deve ser deixada de lado.
A origem mais contemporânea do termo exclusão social é atribuída ao título do livro de René Lenoir, Les exclus: un français sur dix ('Os excluídos: um em cada dez franceses'), publicado em 1974, ainda que o trabalho não contivesse qualquer elaboração teórica do conceito de exclusão social.
As políticas públicas voltadas à promoção cultural dos cidadãos é que permitirá a efetiva redução da exclusão social dos indivíduos, bem como o aperfeiçoamento de sua condição de cidadão para a viabilização de seu ingresso efetivo no processo de democracia política do país.
Quando uma sociedade possui um alto índice de exclusão social, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa sociedade fica prejudicado. ... Quanto menor o IDH, maior o índice de pobreza e de exclusão social, e quanto mais pobreza e exclusão social, maiores são os índices de violência.
Exclusão social é um termo que caracteriza o distanciamento de uma pessoa ou grupo que esteja em situação desfavorável ou vulnerável em relação aos demais indivíduos e grupos da sociedade. Este fenômeno normalmente compreende a privação desta pessoa ou grupo de todas as instâncias da vida social por alguma razão.
No Brasil, a inclusão social ocorre principalmente por meio de políticas públicas, como por exemplo a política de ações afirmativas. ... Ademais, a criação de leis para proteger os direitos e garantir o bem-estar de grupos minoritários e excluídos é uma maneira eficiente de fazer a inclusão social.
A inclusão social é um conjunto de normas que combatem a exclusão de grupos sociais aos benefícios da vida em sociedade. Essa exclusão pode acontecer por idade, etnia, religião, deficiência, classe social e nível de educação formal e pode, ainda, ser tanto velada quanto escancarada.
5 exemplos de inclusão social