Todas as substâncias puras apresentam individualmente diversas propriedades específicas. Quando tais características podem ser percebidas pelos sentidos humanos recebem o nome das propriedades organolépticas (do grego, organon, organismo, letpos, que impressiona), sendo elas: cor, brilho, odor, sabor e textura.
As propriedades gerais são aquelas comuns a todos os materiais, independentemente da sua composição. São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade.
Sendo assim em maiores profundidades a pressão de baixo para cima aumenta, melhorando a flutuabilidade, fazendo o corpo subir. Já que no meio líquido a força da gravidade é combatida firmemente pelo empuxo, a resistência que o corpo exerce na água quanto ao seu deslocamento não pode ser esquecida.
O princípio aplica-se da seguinte maneira: os objetos imersos possuem um menor peso aparente que o mesmo objeto na terra porque uma força oposta à gravidade está atuando sobre o objeto. No caso de cargas articulares, à medida que o corpo é gradualmente submerso, a água é deslocada, criando a força de flutuabilidade.