O rompimento da Barragem do Fundão, na cidade mineira de Mariana, foi uma violação de direitos humanos de excepcional gravidade. Essa é a conclusão do relatório do Conselho Nacional de Direitos Humanos, publicado nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União.
“Existem sistemas de monitoramento de riscos geotécnicos avançados, com equipamentos de gestão da integridade das barragens como acelerômetros, inclinômetros e satélites radares, por exemplo”, diz Singer. As autoridades brasileiras deveriam desempenhar um grande papel no quesito prevenção de tragédias.
Os rompimentos das barragens em Minas Gerais destruíram grande parte da vegetação e morte de diversas espécies de animais, além de alterar a composição e a fertilidade do solo. No Rio Doce foram encontrados altos níveis de metais pesados tóxicos, como arsênio, chumbo, cromo, zinco, bário, manganês e alumínio.
Dessa forma, o desenvolvimento de vegetação e a fertilidade do solo serão prejudicados. A grande quantidade de lama liberada em Brumadinho causou grandes impactos ao meio ambiente. Água: A lama liberada pelo rompimento da barragem afetou o rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco.
Os impactos ambientais pelo rompimento da barragem são enormes, podendo destacar a contaminação de rios e mares pela lama, a morte de milhares de espécies de peixes, soterramento de nascentes, destruição da vegetação, comprometimento do solo, entre outros.
São estes os principais impactos ambientais causados pela mineração:
Remoção da vegetação, erosão e assoreamento dos rios e lençóis freáticos são os impactos diretos da mineração. Já os indiretos são o trânsito de veículos pesados na área explorada e seus arredores, expulsão da fauna e aumento de material particulado na atmosfera.
A atividade extrativista está dividida em três tipos distintos: extração vegetal, extração animal e extração mineral. A atividade extrativista consiste em extrair ou retirar recursos naturais em sua forma original com fins lucrativos ou simplesmente para subsistência.
CONSEQUÊNCIAS DA SUPEREXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS Esse consumo descontrolado dos recursos naturais gera efeitos expressivos: Ambientais: lo desaparecimento dos habitats essenciais para a fauna e flora, ou seja, a extinção de espécies.
Apesar de muito importante para a sobrevivência do homem e para o desenvolvimento econômico, o extrativismo pode desencadear vários problemas socioambientais: redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, poluição, modificações do solo, etc.
Assim como várias outras atividades humanas, as atividades de mineração podem causar diversos tipos de impactos ambientais aos ecossistemas marinhos, podendo prejudicar a pesca, afetar o turismo e as atividades recreativas, além de causar problemas de saúde pública.
Pesquisadores alertam que o esgotamento destas fontes pode levar a uma extinção em massa, na qual 75% das espécies do planeta simplesmente deixarão de existir. A utilização abusiva destes recursos – que inclui petróleo, carvão, gás natural, minérios, água e alimentos – já tem consequências visíveis.
Os recursos naturais estão acabando cada vez mais cedo. O consumismo e a exploração dos recursos naturais vêm aumentando de forma desequilibrada sem dar tempo da Natureza e do planeta se refazerem, provocando escassez e esgotamento dos recursos naturais.
Desmatamentos, o aquecimento global pode afetar ainda mais o planeta e derreter todas as geleiras, os movimentos das placas tectônicas podem acelerar e acontecer tsunamis gigantescos, o planeta perderá a camada de Ozônio que pode acabar se rompendo e o sol bateria de uma vez no planeta sem proteção e acabaria com toda ...
Consequências da degradação ambiental O resultado disso é o aquecimento global; alterações do ciclo natural de animais e plantas; falta de água; poluição do ar e água; entre outros. No futuro, isso tudo pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais.
A resposta é fácil: cuidar do meio ambiente significa cuidar de nós mesmos, dos nossos familiares e amigos; dos nossos animais de estimação e dos demais seres vivos, de nossa casa, da escola, da água, do solo, do nosso ar, enfim...! Cuidar do meio ambiente é importante porque tudo o que existe nele está relacionado.