A Salmonella está dispersa no meio ambiente e pode ser ingerida por meio de alimentos contaminados com fezes de animais, o que acontece, por exemplo, ao se comer carnes e ovos crus ou mal passados ou quando não se lava as mãos antes de cozinhar ou manipular alimentos.
As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 7 e 48°C e têm uma temperatura óptima de crescimento (temperatura à qual a taxa específica de crescimento é máxima) entre 35 e 37°C. As salmonelas não se multiplicam à temperatura de refrigeração mas são extremamente resistentes à congelação.
A Salmonella spp. é uma bactéria entérica responsável por graves intoxicações alimentares, sendo um dos principais agentes envolvidos em surtos registrados em vários países8-12.
Em casos mais graves, é indicada a internação do animal para reposição hidroeletrolítica com fluidoterapia, antibioticoterapia sistêmica após antibiograma de preferência (saber qual melhor antibiótico) para combater a bactéria, utilização de analgésicos que tenham efeitos em vísceras, antieméticos, protetores gástricos ...
O ovo cru ou mal passado pode conter Salmonela, bactéria que causa febre, vômitos e diarreias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que tem ovos crus como ingredientes como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.
Muita gente gosta de comer ovos com a gema crua, mas consumir o alimento assim traz riscos à saúde. A gema pode carregar uma bactéria, a salmonela, que provoca diarréias, vômitos e desidratação. Em São Paulo, já existe uma lei que proíbe lanchonetes e restaurantes de comercializar o chamado ovo cru.
Como oferecer ovos para cães A melhor forma de oferecer ovos para seu pet é com o alimento cozido e sem casca. Algumas pessoas têm o hábito de dar ovo cru para os cachorros, mas isso não é aconselhado pelo risco de infecção por salmonela, um tipo de bactéria que pode ser encontrado em ovos e carnes cruas.
Ovo Cru. Tem gente que substitui a proteína pós-treino por ovo cru para garantir a construção da fibra muscular. “Quando você coze a clara, uma proteína chamada avidina é inativada e você não aproveita a vitamina no desenvolvimento do músculo”, aponta Betina.
A gema tem os nutrientes (vitaminas e minerais chave para quem pratica desporto). A clara tem as proteínas. Logo, uma parte não dispensa a outra. Um ovo inteiro contém 7,2 gramas de proteína de alto valor biológico que “é utilizada quase a 100% pelo organismo”.
Clara de ovo ou albúmen é a parte transparente da célula de ovo, que circunda a gema e é formada predominantemente por água e pela proteína albumina. Com o calor, a albumina sofre desnaturação e coagula.
Por que a clara cozinha antes da gema? ... Ainda, debateu-se sobre a clara que coagula a uma temperatura inferior a da gema, consequentemente, ocorre a estabilização da temperatura até toda a clara coagular, aumentando somente depois, para coagular a gema.