O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva e vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial e de deglutição ( ...
4 anos
Muitos bebês começam a falar suas primeiras palavrinhas, como “mamãe” e “dadá“, antes do primeiro aninho de vida, e a maioria consegue ter um pequeno vocabulário composto por até 20 palavras aos 18 meses de idade.
Sintomas de Apraxia
Através da triagem auditiva neonatal (“teste da orelhinha”) alterações auditivas congênitas já podem ser descartadas ou precocemente acompanhadas. Mais recente, o “teste na linguinha” tem o objetivo de diagnosticar precocemente alterações do frênulo lingual que podem interferir no sugar, mastigar, engoli e falar.
Disartria, afasia e distonia. Essas são alterações que acontecem depois de um trauma orgânico no cérebro, decorrido de trauma cranioencefálico, AVC ou demência por envelhecimento. Esses distúrbios modificam a compreensão, articulação da fala e movimentação. Vale ressaltar que essas alterações são mais comuns em idosos.
Tentando fazer uma classificação geral dos tipos de distúrbios de linguagem existentes, podemos distinguir o seguinte.
A disfemia é conhecida pela dificuldade em manter a fluência da expressão verbal, é um transtorno de fluência da palavra, que se caracteriza por uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca. O tipo mais comum de disfemia é a gagueira, também chamada de tartamudez.
Dislexia é uma transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Trata-se de um conjunto de sintomas, que resultam em pessoas com dificuldades com habilidades específicas de linguagem, particularmente a leitura.
A dificuldade para falar o som da letra "R" geralmente acontece quando a musculatura da língua está muito fraca ou existe alguma alteração nas estruturas da boca, como língua presa, por exemplo. ... "r" fraco ou r vibrante: é o "r" mais difícil de produzir pois envolve o uso da vibração da língua.
Então, aqui vão 3 dicas de como melhorar a dicção:
Terapia: Estimulação do fonema /r/
Será pronunciada como R 'múltiplo” (RR) nos seguintes casos: – quando escrita em início de sílaba em que não há vogal anteriormente a ela: rato, palrar, enraivecido. – quando houver os dois erres escritos: carro, erro. Na palavra Conrado, portanto, a pronúncia do R é múltipla.
Fonoaudiologia: Como estimular o fonema /p/?
Use atividades lúdicas que contenham palavras, frases ou expressões que trabalham o fonema /s/ para automatização, como história maluca com objetos que possuem o som “s”, mostrar uma sequencia de figuras e o paciente dizer aquela que não apresenta o som “s”, etc; 10.
Palavras com S no início
“S” entre duas vogais tem o som da letra “Z”. ... “S” acompanhado da letra “H” tem som da letra “X”.
Algumas sugestões para o desenvolvimento – Imitar o modelo do terapeuta em sílabas; evitar a abertura exagerada da boca e pressão excessiva na produção. Produzir uma série de fechamentos /G/ com voz contínua (gugugugugugugu).