A pesquisa básica, também conhecida como pesquisa pura ou pesquisa fundamental, é uma pesquisa científica focada na melhoria das teorias científicas. ... Neste post falaremos detalhadamente sobre a pesquisa básica, que se refere ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico.
Explicação: A pesquisa pura tem por objetivo principal contribuir para o conhecimento já existente através do acúmulo de informações, visando entender os porquês por trás dos fenômenos. Visa aumentar a base dos conhecimentos. A pesquisa, quanto à forma de abordagem do problema, pode ser classificada de duas formas.
Isso significa que já se tem um certo conhecimento sobre determinado assunto e o objetivo é somente correr atras dos porques e não pesquisar mais coisas para acrescentar aquilo, ou seja, a questão aqui não é produzir resultados concretos, mas sim acrescentar ao conhecimento já existente.
básica estratégica - novos conhecimentos em amplas áreas, solução de reconhecidos problemas práticos. aplicada: conhecimento com aplicação em situação específica. desenvolvimento experimental - produção de novos materiais, equipamentos, políticas e comportamentos.
Linha de pesquisa é definida como "um domínio ou núcleo temático da atividade de pesquisa do Programa, que encerra o desenvolvimento sistemático de trabalhos com objetos ou metodologias comuns".
Uma pesquisa ou investigação é um processo sistemático para a construção do conhecimento humano gerando novos conhecimentos podendo também desenvolver colaborar reproduzir refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a ...
O projeto de pesquisa explicita as reais intenções propostas pelo pesquisador, abrangendo o foco, o interesse e o questionamento por ele determinado. A começar pelo próprio sentido retratado pela palavra “projeto”, fica fácil compreendermos o porquê da existência dessa importante tarefa desempenhada pelo pesquisador.
Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas. Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a tomá-lo mais explícito ou a constituir hipóteses.
1. Tipos de pesquisa científica quanto à abordagem
Pesquisa descritiva: registro e análise de características de um fenômeno ou grupo, evitando a interferência do pesquisador, a partir de técnicas padronizadas de coleta e análise de dados. Pesquisa explicativa: registro, análise e interpretação de fenômenos, em busca de identificar causas.
Vão existir diversos tipos de pesquisas dentre elas: exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica, documental, experimental, levantamento, estudo de campo, estudo de caso, pesquisa-ação. Cronograma – delimita cada ação feita no projeto de pesquisa em termo de tempo.
Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.
Evidenciar o período de abrangência da pesquisa, incluindo informações sobre a natureza e a importância do tema; b) Indicar os objetivos, a finalidade e a justificativa do trabalho; c) Destacar os tópicos principais do texto, dando o roteiro ou a ordem de exposição, exceto os resultados obtidos.
OS TÓPICOS DO PROJETO O tema é a delimitação do assunto. É a seleção de um tópico ou parte a ser focalizada na pesquisa, que pode ser retirada da realidade do pesquisador, com a intenção de conhecer melhor o assunto ou realizar algo melhor ou de maneira mais eficiente.
Problematização do TCC: Como fazer a sua da forma correta
Por isso, atenção!