Resumindo: qual a diferença entre frase e oração? Para deixar ainda mais simples entender a diferença entre frase e oração, preste atenção a seguir! Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal.
A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
Frase é a expressão verbal de um pensamento. Às vezes, pode ser muito breve, constituída de uma única palavra. Por exemplo a palavra "Silêncio!", escrita num cartaz na parede de um hospital, é uma frase.
Frase – É toda comunicação dotada de sentido. Como por exemplo: Que sorvete delicioso!
Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
Sujeito e Predicado
Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
é "um homem alto", ou seja, três palavras. Mas o "núcleo do sujeito" é homem. Ou seja, não é "um" quem está abrindo a porta, nem "alto", mas sim "homem". Logo, Núcleo do sujeito: "homem".
Minha querida irmã Maria; portanto, essas quatro palavras formam o sujeito. No exemplo, apesar de o sujeito ser formado por quatro termos, há um mais importante que os demais: Maria. É a respeito desta que o verbo diz, propriamente, algo. Este é, portanto, o núcleo do sujeito, a palavra principal que forma o sujeito.
Resposta. O núcleo é a palavrinha mais importante da frase. Exemplo: Maria comprou sorvete , Maria comprou oquê ? Sorvete então o núcleo da frase é sorvete.!!!
Elemento da oração a respeito do qual damos alguma informação. Seu núcleo (palavra mais importante) pode ser um substantivo, pronome ou palavra substantivada.
O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação. ... Além do predicado verbal, há outros tipos de predicados: predicado nominal (o núcleo é um nome) e o predicado verbo-nominal (possui dois núcleos: um verbo e um nome).
Resposta. Resposta: Termos constituintes da oração - Sujeito e Predicado.
Pode ser classificado como sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado. Antes de partirmos para a explicação sobre cada um deles, vamos falar um pouco sobre o núcleo do sujeito.
Tipos de sujeito
Sujeito simples – é quando na frase existe uma ação sendo praticada por um núcleo no singular ou plural. ... Porque nem sempre o sujeito simples é uma pessoa, pode ser, por exemplo, um grupo (turma, bando, orquestra), um numeral (dois, cinco), um pronome (ele, ela, nós), uma palavra substantivada (o amor, o falar).
Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).
Sujeito composto: é aquele que possui mais de um núcleo.
O sujeito composto possui dois núcleos ou mais, isto é, dois ou mais elementos. Exemplos de frases com sujeito composto: Joana e Cláudio são melhores amigos desde os tempos de escola. Michele e Gustavo saíram juntos ontem.