EQST

O Que Ocluso No Dente?

O que é oclusão no dente?

A má oclusão é o alinhamento anormal dos dentes e a maneira pela qual os dentes superiores e inferiores se encaixam. Normalmente, os dentes superiores se sobrepõem ligeiramente sobre os inferiores.

O que a má oclusão pode causar?

Principais consequências da maloclusão dentária cáries (manchas e cavidades causadas por bactérias que ficam em contato prolongado com os dentes); problemas periodontais (nos ossos e nas gengivas, ao redor do dente afetado); problemas articulares na ATM (articulação temporomandibular);

Qual o tratamento para oclusão dentária?

O tratamento para má oclusão dental só é necessário quando o os dentes se encontram muito desviados de sua posição ideal e, geralmente, é iniciado com o uso de aparelhos ortodônticos para tentar recolocar os dentes no local correto.

O que é uma boa oclusão?

Reconhece-se um padrãode oclusão dentária ideal quando os dentes superiores cobrem levemente os dentes de baixo. Ou seja, a arcada dentária superior deve ser um pouco maior que a inferior, de forma harmoniosa.

Qual a importância de uma boa oclusão dentária?

A boa oclusão dentária traz benefícios para a saúde, para as articulações têmporo mandibulares, para a harmonia facial e para todas as funções orais (mastigação, a fala e estética do sorriso). ... A falta de dentes pode interferir negativamente na oclusão, principalmente quando faltam os dentes do fundo da boca.

Qual é o encaixe perfeito dos dentes?

“Boca saudável significa fechamento ideal”, diz o ortodontista Marcelo Kignel. Para isso, a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior.

O que é uma má oclusão de 3 exemplos de má oclusões?

A -oclusão é um desvio da normalidade da oclusão, o modo como as arcadas dentárias se conectam, e pode se desenvolver devido à fatores genéticos, ou uma combinação dos fatores genéticos com hábitos deletérios, como respiração bucal, ou sucção não nutritiva de dedo, chupeta ou bico da mamadeira.

Quais malefícios na oclusão do paciente a perda de um dente pode causar?

As principais consequências da perda dentária O ortodontista também explicou que pacientes com a falta de um ou mais dentes têm uma certa dificuldade em mastigar corretamente os alimentos, causando problemas digestivos a médio e longo prazo.

O que é especialista em oclusão?

Oclusão dentária não é uma especialidade de Odontologia. Todos os Cirurgiões-Dentistas, seja qual for a especialidade, possuem conhecimento em oclusão dentária. Contudo, cada especialista terá uma ação diferente no que trata a oclusão dentária. Oclusão trata da maneira como os dentes se tocam.

Qual a importância da oclusão na odontologia?

O ajuste oclusal busca obter a harmonia da oclusão, servindo como uma ferramenta de compensação , que modifica a superfície oclusal das próteses, restaurações, até mesmo dentes naturais, entre outros, por meio de desgastes seletivos.

Qual a importância da oclusão no sistema estomatognático?

Além disso, a oclusão determina o padrão de movimento e posição da mandíbula, e a instabilidade oclusal pode ser uma razão para a sobrecarga do sistema mastigatório, e também pode levar a danos à ATM7.

Qual o conceito de RC qual sua importância?

O conceito atual de Relação Cêntrica seria o posicionamento que o osso mandibular é conduzido à posição mais retrusiva em relação ao maxilar superior, fazendo com que os seus côndilos se acomodem o mais intimamente possível no interior das respectivas cavidades articulares.

Como deve ser o encaixe da mordida?

Numa mordida normal os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores).

Como saber minha mordida?

mordida aberta e profunda: na mordida errada onde exista a ausência do contato entre os dentes inferiores e superiores, deu-se a classificação de mordida aberta. Pode ocorrer tanto nos dentes da parte da frente, quanto na região posterior. Já a mordida profunda é representada pelo encaixe demasiado dos dentes.

O que é ma oclusão classe 3?

As más oclusões de Classe III são caracterizadas pelo posicionamento mais anterior da mandíbula em relação à maxila, sendo que a discrepância pode ser causada pela deficiência anterior da maxila, prognatismo mandibular excessivo ou a combinação de ambos.

Como diagnosticar má oclusão?

Dentro da normalidade, os dentes superiores se sobrepõem aos inferiores e as arcadas não devem estar a frente uma da outra, criando assim uma harmonia entre as arcadas, propiciando o encaixe ou mordida equilibrada. Desta forma quando não existe essa harmonia, consideramos que há um caso de má oclusão.

Faz mal ficar sem um dente?

Perda óssea: na ausência de um dente, as gengivas são afetadas e a estrutura óssea da boca acaba ficando sem suporte. Dessa forma, com o tempo, os ossos acabam se desgastando, resultando na perda óssea.

O que acontece com a perda de um dente?

Toda a estrutura dentária sofre com a perda A primeira consequência de perder um dente é a perda da eficiência mastigatória, sobretudo se for um dente posterior. A quantidade de unidades dentárias diminui, assim como a simetria dos movimentos. Isso dificulta o processo de trituração dos alimentos e machuca a mucosa.

O que é oclusão mandibular?

É um termo que abrange um grande espectro de problemas clínicos da articulação e dos músculos da área orofacial. Estas disfunções são caracterizadas principalmente por dor, sons na articulação e/ou função irregular ou limitada da mandíbula.

Como é formada a articulação temporomandibular?

A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal.