Prejuízo Fiscal é aquele decorrente do resultado negativo da base de cálculo do lucro real, na apuração do IRPJ e da CSLL. ... O prejuízo fiscal compensável é aquele apurado no Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR. Entretanto, a compensação de tais prejuízos é limitada a 30% do lucro real antes da compensação.
Prejuízo contábil: é aquele apurado pela contabilidade na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), sendo sua compensação efetuada com lucros e/ou reservas contábil em períodos futuros; e.
Para calcular o lucro de um determinado período, o esquema é o mesmo. Você vai somar todo o faturamento e, desse total, tirar tudo o que foi gasto para realizar os serviços. O que sobrar será o lucro do período. A partir dessa informação, o empreendedor já consegue ter uma boa noção de como anda o negócio.
O lucro bruto é calculado apenas pelos custos diretos e que estão diretamente relacionados à produção, ou seja, quando são produzidas 1000 e 3000 unidades, os custos não serão os mesmos. É também conhecido como custos variáveis. O cálculo deste lucro se dá pela fórmula: Lucro Bruto = Receitas Totais - Custos Variáveis.
De forma simples, o lucro é a diferença entre todas as receitas (de um negócio ou de um projeto) e todos os gastos envolvidos para esta operação funcionar. Assim, o lucro é a métrica financeiro do sucesso da sua empresa. Na prática este é o indicador financeiro mais importante do seu negócio.
Mas vamos lá, tanto para Comércio, Indústria e Serviços, há uma porcentagem ideal de lucro. O ideal para o Comércio é estar entre 15% a 20%, já na Indústria o ideal é estar entre 8% a 12% e nos Serviços entre 20% a 30%.
Como calcular a margem de lucro
Para descobrir o percentual, clique em uma célula em branco e use a formula =célula de lucro/célula de venda. No exemplo, ficou =c2/a2.
A fórmula é: margem líquida = (lucro líquido / receita total) x 100. Veja o exemplo: Receita total: R$