O gerenciamento em Enfermagem nada mais é que a aplicação dos conceitos da Administração na área da saúde. ... É por isso que uma especialização na área da saúde e de gestão é fundamental para quem deseja assumir cargos administrativos.
Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, todas as etapas produtivas e burocráticas da construção. Quem assume esse papel deve entender de custos, contratos e prazos de entrega, assim como ser organizado e um bom gestor de pessoas.
A administração da execução de obra gira em torno de 17 a 20% do custo da obra. Esta variação ocorre em função da complexidade da obra, da confiança na mão de obra contratada, da concorrência de mercado entre outros aspectos.
8 pontos de atenção para administrar uma obra com eficiência
O que é o planejamento de obras? O planejamento de obras tem como objetivo principal prever os riscos, inconformidades e os impactos positivos e negativos da construção do projeto, seja para a construtora ou para os clientes envolvidos.
O planejamento de obras é uma etapa desafiadora que envolve a escolha de tecnologias, atribuição de funções, estimativa de mão de obra, materiais, equipamentos, além das possíveis interações entre essas recursos. Por isso, um planejamento ideal evita surpresas no tempo de execução e no orçamento da obra.
O planejamento de obras de construção civil realiza o levantamento de todas as partes importantes que devem ser envolvidas no projeto. Dessa forma, realiza o estudo da área, ao que será destinado o empreendimento, com todas as características projetadas junto ao cliente.
A gestão de projetos nada mais é do que aplicar técnicas, conhecimentos e habilidades para que um projeto obtenha sucesso. Ou seja, o gerenciamento serve para que o objetivo do projeto seja atingido de acordo com os requisitos estabelecidos durante o planejamento.
O objetivo do PMBOK é o gerenciamento de projetos, seja no âmbito da criação de novos produtos, seja na implementação de uma nova fábrica, por exemplo. Além disso, as diretrizes do guia servem para aumentar a eficiência da empresa e a geração de valor e satisfazer melhor as necessidades de seus clientes.
A gestão de projetos é uma área da administração de empresas que parte de um objetivo para definir conhecimentos, habilidades e recursos necessários para a sua concretização. Para tanto, acrescenta nessa equação questões relacionadas ao custo que ela envolve e ao tempo de duração.
O gráfico de Gantt ou diagrama de Gantt é uma ferramenta visual utilizada para controlar e gerenciar o cronograma de atividades de um projeto. ... O gráfico de Gantt foi criado pelo engenheiro americano Henry Gantt, no começo do século XX.
Um projeto é um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitados. Um projeto pode ser social, pessoal, cultural, empresarial ou de pesquisa.
A gestão de projetos é um conjunto de práticas e competências utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma organização, independentemente do tamanho ou da complexidade desses projetos.
Conceito de projeto Um projeto é um empreendimento único, com início e fim determinados. ... Assim, um projeto é temporário, pois tem início e fim definidos; engloba produtos, serviços ou resultados exclusivos, uma vez que cria entregas exclusivas; e é de elaboração progressiva, ou seja, é desenvolvido por etapas.
A metodologia PMBOK organiza e fornece conceitos de gestão de projetos, especificamente as consideradas “boas práticas” na área. Dessa forma, ele compila conhecimentos e importantes orientações aos gestores para que executem suas funções, planejem etapas de projetos, gerenciem recursos entre outros pontos.
O PMBOK funciona como um guia de boas práticas, orientando as ações do gerenciamento de projetos e aumentando a eficiência das atividades realizadas. O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia que reúne um conjunto de conhecimentos e boas práticas sobre gestão de projetos.
O Guia PMBOK é estruturado com base em processos (atualmente na 5ª edição, o PMBOK possui 47 processos). Esses processos são divididos em 5 grupos de processo, e 10 áreas de conhecimento.
Supply Chain. A aplicação do PMBOK é recomendada para projetos nos quais se busca aumentar a eficiência das entregas e o controle de estoques ou de estudos de impacto de modais.
Como surgiu o PMBOK? Entre os anos 50 e 60 as técnicas de gestão foram criadas e transformadas em uma disciplina com o objetivo de ajudar os gestores a colocar em prática seus conhecimentos. Surgiu então um movimento liderado pelo Project Manager Institute (PMI).
A primeira edição do "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)" foi publicada em 1996 pelo Project Management Institute (PMI).
PMI (Project Management Institute)
A atualização mais recente do PMBOK ocorreu em setembro de 2017 e o conteúdo está compilado em sua 6ª edição. Nessa nova versão, os processos passam a ser 49 e não 47, como antes. Além disso, há um foco maior em metodologias Agile e adaptativas para melhorar a gestão de projetos.
O Gerenciamento de Projetos surgiu como ciência no início da década de sessenta, no século passado, mas foi a partir da criação do Project Management Institute (PMI), em 1969, que a sua disseminação ocorreu com maior intensidade quando um grupo de profissionais de gerenciamento de projetos se reuniria para discutir as ...