A sonda exploradora é utilizada para detectar cárie ou qualquer outra alteração nos dentes do paciente. ... O Hollemback é apropriado para fazer inserção de material pastoso, como curativos e resinas, na cavidade do dente. CARPULE. O carpule é uma seringa apropriada para fazer a administração de anestésicos no paciente.
Um espelho bucal ou espelho de dentista é um instrumento muito utilizado por cirurgiões-dentistas ou médicos dentistas.
Uma boa alternativa é utilizar caixas plásticas com tampa, que são facilmente encontradas em lojas de utilidades e por um preço bem acessível. Por exemplo: separe uma caixa para disciplina de dentística, outra só para a disciplina de cirurgia, outra para endodontia e assim sucessivamente.
8 dicas para organizar o consultório:
Confira nossas seis dicas sobre gestão de estoque de clínicas odontológicas.
Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).
=> Instrumentos críticos: são instrumentos de corte ou ponta que penetram nos tecidos sub-epiteliais. Devem ser obrigatoriamente esterilizados. => Instrumentos semi-críticos: são instrumentos que entram em contato com a mucosa ou pele íntegra (moldeiras, espelhos, instrumentais para restaurações).
Materiais críticos são aqueles que entram em contato com tecidos cruentos, materiais semicríticos são os que entram em contato com mucosas e materiais não críticos aqueles que só entram em contato com pele íntegra.
Artigos semicríticos – são aqueles destinados ao contato com a pele não intacta ou com mucosas íntegras. Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização. Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), aparelhos de pressão.
Artigo crítico: Aquele utilizado em procedimentos de alto risco, que penetra tecidos ou órgãos. Requer esterilização para uso. 3.
Os artigos hospitalares são classificados em: Artigos críticos – entram em contato com tecidos estéreis ou com o sistema vascular e devem ser esterilizados para uso, pois possuem alto risco de causar infecção. ... Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente.
Embalar em papel apropriado Além disso, também é necessário embalar cada peça em papel apropriado para que elas possam passar pela esterilização na autoclave, método mais indicado para este tipo de material. Primeiramente, você deve armazenar cada instrumento em pacotes próprios e com passagem de vapor.
TIPOS DE EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO
Para esterilizar caixas o ideal é embalar as mesmas com o sistema de embalagem que tens disponível no hospital. Para isso, as mesmas devem estar abertas. Se não embalar e esterilizar semi abertas, no momento da abertura da autoclave as mesmas serão contaminadas pelo fato de estarem expostas ao ar ambiente.
Os instrumentos devem ser colocados em recipiente rígido, vedado, a prova de vazamento, no ponto de utilização para evitar lesões subcutâneas, durante o transporte para a área de processamento de instrumento. O recipiente deve apresentar o símbolo de risco biológico.
O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:
Na Odontologia, o processo de esterilização indicado é por meio da autoclave. Atente-se sempre para as recomendações de uso do manual do equipamento fornecido pelo fabricante.
Mergulhe a gaze estéril no líquido morno, até que ela fique encharcada. Em seguida, esprema o excesso de líquido. Não esqueça de verificar a temperatura da compressa no pulso para não se queimar.
Como fazer:
Nesta primeira, você pode observar que a flecha está meio escura. Isso significa que o material foi esterilizado. Nesta outra, você pode ver que a flecha ainda continua meio “rosinha”. Isso quer dizer que o material não foi esterilizado.
IDENTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS - cada ciclo de esterilização deve manter um registro com o lote, o conteúdo do lote, temperatura e tempo de esterilização, nome do operador, resultado do teste biológico e do indicador químico obtido e qualquer intercorrência.
O fluxo de uma CME deve ser contínuo e unidirecional dos artigos evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, bem como evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa, conforme Figura 01.