A normalização é o processo de desenvolvimento, difusão e aplicação de normas técnicas, para a solução ou prevenção de problemas, com a participação de todos os interessados, para a promoção da economia global.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940.
ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país. A normalização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais é fundamental para a total e ampla compreensão e identificação dos mesmos.
O tipo de manutenção ideal é aquele, obviamente, que apresenta maior percentual de custo-benefício.
Quais os tipos de manutenção?
Alguns exemplos de manutenção preventiva são:
A manutenção preventiva se posiciona como sendo a segunda manutenção com maior custo na indústria, justamente por ter periodicidade definida, ela aumenta os custos com a substituição de componentes das máquinas e com a utilização de mão-de-obra, além de que alguns tipos de componentes, quando substituídos, são mais ...
– Com base no gráfico apresentado abaixo responda: Qual manutenção apresenta maior custo? Justifique sua resposta citando pelo menos 2 motivos? Corretiva; motivos: manutenção não planejada e um desgaste de peças para meio ambiente.
Qual dos tipos de manutenção tem como slogan conhecido: "Da minha máquina cuido eu" A - Manutenção Corretiva.
Os principais Indicadores de Manutenção são:
Comumente chamados de KPIs, na sigla em inglês para Key Performance Indicators, os indicadores de manutenção propõem modelos que ajudam a prevenir e a lidar com os problemas mais diversos que possam existir dentro de uma organização.
Os vários fatores que influenciam o MTBF são, essencialmente, humanos. Por exemplo, será que o equipamento foi instalado corretamente? O equipamento foi desenhado e construído de forma adequada? Será que as operações de manutenção realizadas anteriormente pelos técnicos contribuíram para a avaria?