Indivíduos portadores de necessidades sensoriais são aqueles que sofreram a perda parcial ou total dos órgãos dos sentidos. Cegos, perda da visão. Surdos, perda da audição e consequentemente a perda da fala (sudo-mudo).
Resposta. deficiência: alguém que possui uma deficiência auditiva, de locomoção, visão, fala etc. algo que não e possível devolver. diferença: pode ser de gênero, cultural, social de cor de pele etc.
As necessidades especiais dizem respeito a um conjunto de fatores, de risco ou de ordem intelectual, emocional e física, que podem afetar a capacidade de um indivíduo em atingir o seu potencial máximo.
Pessoa portadora de deficiência (PPD) ou Portador de Necessidades Especiais (PNE) são termos errados e devem ser evitados, uma vez que não transmitem a realidade como deveriam.
Qual o termo correto: portador de deficiência, pessoa com deficiência ou portador de necessidades especiais? O termo usado atualmente é “pessoa com deficiência”. As pessoas não portam uma deficiência porque não é algo que possa ser portado ou carregado ocasionalmente, como um documento de identidade ou um guarda-chuva.
Diversos dispositivos constitucionais as tratam como “pessoas portadoras de deficiência”, enquanto a nomenclatura adequada atualmente é “pessoas com deficiência”. A medida consta na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 427/18, apresentada pela deputada Rejane Dias (PT-PI).
Pessoa normal: o correto é dizer pessoa sem deficiência, pessoa não deficiente. Cadeira de rodas: pessoa em cadeira de rodas, pessoa que anda em cadeira de rodas, pessoa que usa uma cadeira de rodas. No contexto coloquial, é correto o uso do termo cadeirante.
ALUNO COM DEFICIÊNCIA É a maneira mais adequada para se referir genericamente aos estudantes com deficiência. NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos. Também é errado falar aluno normal, o que sugere que a deficiência é anormal. Diga aluno ou pessoa sem deficiência.
Inclusão social na educação