A palavra Cinesiologia vem do grego, kinesis significa movimento, sendo assim cinesiologia é a ciência que estudo o movimento. ... Quando falamos em movimento humano estamos falando de músculos. Através da contração muscular e das estruturas articulares que nosso corpo se movimenta.
A descrição da natureza do movimento humano revela sua complexidade desde os primeiros momentos da vida. ... Do ponto de vista mecânico o movimento pode ser defi nido como a mudança de posição ou dos seg mentos corporais no espaço e no tempo atra vés da aplicação de vários graus de fôrça.
É aquele sistema em que o corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, quando não há nenhuma força ou conjunto de forças atuando sobre ele. Trata-se, portanto, do estado de repouso ou de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) dos corpos, livre, da ação de forças.
Tudo que existe, desde o micro até o macro necessita do movimento para se manter equilibrado: átomos, células, órgãos, animais, planetas, galáxias – tudo se move. Uma árvore que não é flexível quebra com uma tempestade, uma folha quando cai no chão fica seca e dura; um corpo morto é rígido.
Os músculos são órgãos contráteis e elásticos. Um músculo, quando estimulado por um agente exterior, pode se contrair e encurtar rapidamente, o que promove o movimento. Após a contração, ou distensão, o músculo retoma com lentidão a seu exato comprimento anterior, dispondo de uma elasticidade perfeita.
Manter-se ativo produz inúmeros benefícios, dentre os quais os mais visíveis são a prevenção (e cura) de diversas doenças, emagrecimento, aumento da resistência física e da autoestima, alívio do estresse e o fortalecimento da musculatura, evitando dores nas articulações.
Conforme foi descrito logo acima, se movimentar ajuda a melhorar todo o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais. Sendo assim, esse movimento do corpo portanto tem um efeito preventivo para o aparecimento de diversas doenças.
- Os músculos tem a função de movimentação do corpo, estabilização corporal, regulação do volume dos órgãos, movimentação de substâncias no corpo e produção de calor além de estar totalmente atuante no sistema circulatório e nervoso.
Resposta. um simples caminhar ou ate mesmo uma corrida, um giro, uma balançar de braços e corpo. ou seja é a capacidade fisica de se locomover.
Quando pensamos na linguagem corporal, estamos adentrando a dimensão expressiva do movimento. ... III - Somando-se a exploração e a pesquisa de movimentos expressivos, verifica-se que diferentes possibilidades de movimento vão, aos poucos, formando e complexificando o vocabulário corporal individual.
A dança é uma prática corporal muito característica organizado com intenção estética. ... danças em grupos; com estilos de roupas leves; pinturas corporais.
Penna (1990) considera que "a origem psicológica do movimento são as pulsões, as tendências e os desejos expressos nas tensões corporais e revelados na linguagem dos gestos e dos sons humanos" (p.
Redução do estresse e sensação de bem-estar A prática do exercício físico regular libera uma substância importante para o cérebro chamada endorfina, que é responsável pelo sentimento de alegria e euforia, o que consequentemente, reduz o índice de estresse e melhora a sensação de bem-estar.
Sendo assim, pode-se identificar como movimentos as seguintes ações: Andar, correr, saltar, galopar, arremessar, considerados por Gabbard como elementos fundamentais para o reconhecimento do espaço por todos os indivíduos.
Para este autor, a composição do ritmo não é destacada apenas pelo “tempo”, mas também pela “acentuação”, elemento percebido como “muito forte”, ou seja, pela velocidade. Então, o ritmo no movimento acontece por meio de uma ação do músculo no “tempo” da “acentuação”.
O ritmo é a vida de toda vida, sem ritmo nada pode existir. Sem uma consciência rítmica nada pode realizar-se. ... Ao internalizar determinado ritmo musical é possível fixar uma determinada destreza motora, tendo em vista a estreita relação que existe entre ritmo e movimento.