A partir da tabela acima apresentada, algumas generalizações podem ser feitas, por exemplo: Todo artigo (morfologia) é um adjunto adnominal (sintaxe). ... Todo advérbio (morfologia) é um adjunto adverbial (sintaxe). Preposições, conjunções e interjeições (morfologia) não possuem classificação sintática.
Em resumo, uma palavra exerce na oração duas funções: a morfológica que é a que a palavra exerce quanto à classe a que pertence (substantivo, adjetivo, pronome, etc) e a sintática, que vem a ser a que a palavra exerce em relação a outros termos da oração.
Pragmática é o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. A pragmática está além da construção da frase, objeto da sintaxe, ou do seu significado, objeto da semântica. ... A capacidade de compreender a intenção do locutor é chamada de competência pragmática.
adjetivo Que tem idade avançada; idoso: homem velho. Que existe há muito tempo; antigo: uma velha rixa.
adjetivo Definido por ser excêntrico, extraordinário, fora do comum; incomum. Que não se conhece; que apresenta mistério; que tende a ser enigmático; desconhecido: vi um objeto estranho.
'Meu velho' é a mesma coisa que 'meu pai'. Substantivo mais usado no estado de São Paulo.
Bicho ; Cara, véi, velho, mano, amigo. Mas, se for ;o bicho;, que dizer que é fera, legal. ... Significa bicho, cara, velho, véi, amigo...
Significado de pé-de-pato: matador de bandido, matador de ladrão.
1. Pode crer. Por vezes substituída por "podes crer", "pódi crê" ou mesmo por "dicrê", essa rotineira expressão idiomática (junção do verbo poder na 3ª pessoa do singular + verbo crer, no infinitivo) encravada na realidade jovem suburbana brasileira não significa mais que "acredite, confie em mim!".
Mano Sinônimo de irmão, 'mano' é um verbete que promove aproximação, sem muitas vezes haver permissão pra isso. Mais usada no estado de São Paulo, a gíria é usual para demonstrar confiança no outro.
O mesmo que "cara a cara", "face a face", "de homem pra homem". Expressa o ato de apurar os fatos, acertar as contas com alguém pessoalmente. Vamos resolver isso mano a mano na saída da aula.
"mano" em inglês
Expressão/gíria usada por paulistas para definir exaltação de alguma forma, seja boa ou ruim.
1. Meu bom. Amigo. Fala meu bommm, tudo bem com você ?