A miringite é uma infecção bacteriana ou viral do tímpano. A miringite é uma forma de otite média aguda e é causada por uma variedade de vírus e bactérias. As bactérias Streptococcus pneumonia e Micoplasma são causas comuns.
A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor.
Como tratar: o tratamento consiste na administração de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como a dipirona e o ibuprofeno, de forma a aliviar os sintomas. Caso se trate de uma infecção bacteriana, o médico pode recomendar o uso de antibióticos como amoxicilina, por exemplo.
Tratamento da otite média Os sintomas podem ser amenizados com analgésicos, mas consulte o pediatra no caso de crianças e adolescentes, pois alguns medicamentos não devem ser administrados em determinadas condições.
A otite crônica é causada pelo bloqueio da tuba auditiva, responsável por conectar o ouvido médio à parte posterior do nariz, devido a lesões no ouvido. O quadro pode se agravar após uma infecção na garganta ou nariz, como no caso de resfriado, ou depois de entrar água no ouvido médio durante a natação ou um banho.
No caso do uso de antibióticos o tratamento dura de 8 a 10 dias, mas quando é usado apenas analgésicos e anti-inflamatórios o tratamento dura de 5 a 7 dias, havendo melhora dos sintomas logo no segundo dia de tratamento.
A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.
Como é o tratamento Na maioria das vezes, o otorrinolaringologista indica o uso de remédios corticoides com o objetivo de diminuir a inflamação e aliviar os sintomas. No caso do acúmulo de secreção ser devido à infecção bacteriana, por exemplo, o médico também pode recomendar o uso de antibióticos.
Mas de um modo geral de 1 a 3 semanas é o tempo de tratamento da otite canina. Em relação ao tempo de tratamento/medicamento: 5 dias utilizando o Panolog e Easotic. 7 dias utilizando Natalene (Infecção bacteriana), Otomax, Auritop, Otoguard, Posatex, Aurigen e Aurivet.
Água com sal para otite canina Dissolva uma colher de chá de sal em um copo pequeno de água morna, depois umedeça as orelhas do seu cachorro com a solução. O sal é um excelente antisséptico e será de grande ajuda para tratar a presença de ácaros e fungos atuando assim como uma das opções de remédio para otite canina.
O aceponato de hidrocortisona apresenta uma potente atividade anti-inflamatória, que alivia tanto o prurido quanto a inflamação, levando a uma rápida melhora dos sinais clínicos observados na otite externa. A gentamicina é o antibiótico mais indicado para o tratamento das otites bacterianas.
O tratamento das otites varia e deve ser instituído por um médico veterinário após a devida avaliação de seu animal. O mais usual é que sejam prescritos produtos tópicos (que devem ser aplicados no local da inflamação/ infecção), mas alguns antibióticos orais também podem ser eficazes para este tipo de problema.
A utilização de produtos tópicos polivalentes à base de anti-inflamatórios, antifúngicos e antibióticos associados à limpeza rotineira do pavilhão auricular, faz parte do protocolo de tratamento em quadros de otite crônica.
Melhores medicamentos para tratamento da otite “Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico, ou seja, para pingar diretamente no ouvido do pet.
O tratamento da otite na maioria das vezes é feito com aplicação de medicamentos e limpeza no ouvido, em alguns casos, principalmente na otite bacteriana, se torna necessário o uso de antibiótico.
Nunca use hastes flexíveis do tipo Cotonete para limpar as orelhas de cachorro. Assim como com os ouvidos humanos, esses produtos empurram a sujeira para dentro do canal auditivo. Além disso, jamais utilize álcool ou peróxido de hidrogênio, pois pode irritar a região.
Juliana Sanz, médica-veterinária da rede Seres: “Diversos medicamentos humanos podem ser usados nos cães, pois o princípio ativo será o mesmo de um fármaco de uso veterinário”.
O tratamento da malassezia em cães geralmente envolve o uso de farmacologia tópica, ou seja shampoos, cremes e loções. Pode ser também necessário o uso de fármacos sistémicos como o cetoconazol, fluconazol, e outros fármacos que o médico veterinário considere mais adequados a esse casos específico.
Tratamento da micose canina Por ser uma doença dermatológica, o tratamento pode ser realizado por meio de pomadas, xampus, pós e/ou gel transdérmico com formulações específicas contra a micose.
Os microrganismos são capazes de desenvolver resistência nos casos de subdosagem. O medicamento só deve ser prescrito por um Médico Veterinário. O uso indiscriminado de antifúngicos pode ser perigoso para a saúde dos animais.
Causas mais comuns de dermatite em cães. 1. Fungos e bactérias: a principal causa da dermatite infecciosa é a proliferação de fungos ou bactérias. Uma das formas mais comuns do problema, ela costuma estar associada a um sistema imunológico comprometido ou a uma doença de base que afeta o cachorro.
Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em geral, ela provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas.
A dosagem do cetoconazol para o tratamento das micoses sistêmicas de cães é de 10mg/kg de peso, três vezes ao dia, ou 20mg/kg/dia em dose única ou fracionada; em gatos a dose é 20mg/kg de peso, administrada duas vezes ao dia em dias alternados ou 10-15mg/kg de peso administrados diariamente.
Para cães, no tratamento das micoses cutâneas, administrar diariamente, por via oral, 1 (um) comprimido contendo 400 mg de cetoconazol para cada 40 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo / kg de peso / dia. As dosagens poderão ser ajustadas a critério do Médico Veterinário.
Cada gota do produto contém 10mg de Cetoconazol. Administrar a suspensão a cães e gatos por via oral: 2 a 4 gotas por kg de peso (cães) e 1 gota por kg de peso (gatos). Administrar apenas uma vez ao dia (dose única diária) antes ou com o alimento.
Molhar o animal e aplicar Cetoconazol Shampoo 2% principalmente nas áreas afetadas. Friccionar levemente para obtenção de espuma, deixar o produto agir por alguns minutos e enxaguar bem. Ao manusear o produto, para maior segurança utilizar luvas. Evitar o contato do produto com os olhos, boca e focinho do animal.
Modo de Usar: Molhar o pêlo do animal e aplicar uma quantidade suficiente para massagear suavemente e espalhar por todo o corpo do animal formando espuma. Deixar agir de 3 a 5 minutos. Enxaguar. Repetir a aplicação e em seguida enxaguar novamente.
Administrar por via oral o equivalente a 0,5mg de Loratadina para cada quilograma de peso do animal, a cada 24 horas durante 7 dias consecutivos, não ultrapassando a dose máxima diária de 5mg (1/2 do comprimido) para animais com peso corporal menor que 15 quilogramas, e 10 miligramas (1 comprimido) para animais com ...