Na passagem da Era Pré-Cambriana para a Paleozóica ocorreu uma súbita expansão e diversificação dos animais. O marco divisor entre a Paleozóica e a Mesozóica representa a extinção de muitos grupos de animais e vegetais, e a formação do supercontinente Pangéia.
Época, em cronologia e na composição de calendários, é um ponto bem definido no tempo, em que ocorreu algum evento marcante, a partir do qual os anos são computados. Uma era começa em uma bem definida época.
Estão ambas correctas. São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1.
Eras vem do verbo ser. O mesmo que: existias, acontecias, vivias, fazias, relacionavas, significavas, representavas, estavas.
Regra simples: se o sujeito for uma pessoa, a concordância é feita com o sujeito, e não com o predicativo; se o sujeito não for uma pessoa, a regra não se aplica. Ex.: Paulo “era” só sorrisos. Note que aqui o verbo concorda com o sujeito, Paulo – singular. A vida “eram” só flores.
A palavra seram está errada. Serão é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo: eles serão. Pode ser também um substantivo comum masculino, se referindo a um trabalho noturno ou a um sarau.
Indicativo
ser
O verbo ser indica estado permanente....Modo Indicativo.
Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti.
Formação do Simple Past. A formação básica do Simple Past é feita com o uso do auxiliar did nas formas negativa e interrogativa, e com o acréscimo de –ed, –ied ou –d ao final do verbo principal no infinitivo, sem o to, na forma afirmativa. Observe as tabelas abaixo e confira exemplos de conjugação do Simple Past.
Pretérito perfeito Expressa um fato que aconteceu em um momento anterior e que foi totalmente terminado.