Inerrância bíblica é a doutrina segundo a qual, em sua forma original, a Bíblia está totalmente livre de contradições, incluindo suas partes históricas e científicas.
Infalibilidade bíblica é a expressão teológica que descreve a crença de que a Bíblia é isenta de erros em temas de fé e prática. Há uma grande diferença com relação a doutrina da inerrância, segundo a qual a Bíblia não contém erros de espécie alguma.
A Razão de a Bíblia ser Inerrante e Infalível. A Infalibilidade da Bíblia está relacionada com a sua inerrância, ela não pode ser desvinculada, pode-se citar, por exemplo, o caso de uma lista de endereços, que podem ter todos os seus registros sem erros, sem ser uma obra divina. No entanto, ela pode ser falível.
as principais doutrinas biblicas
Sola Scriptura, segundo a interpretação que a Reforma Protestante trouxe do que a própria Bíblia diz como sua autodefinição, o termo Sola Scriptura é o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia, sendo ela a única regra de Fé e Prática que todo ser humano deve seguir.
Sola, vem do latim e significa “somente” ou “apenas”, na língua portuguesa. E os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses são os pilares da Reforma Protestante.
Os cinco solas
Sola gratia (somente a graça) Sola gratia é o ensinamento de que salvação vem por graça divina ou "favor imerecido" apenas, e não como algo merecido pelo pecador. Isto significa que a salvação é um dom imerecido de Deus por causa de Jesus.
Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". ... A teologia protestante afirma que a Escritura e sua doutrina sobre a graça e fé enfatizam que a salvação é solus Christus, “somente por Cristo”, isto é, Cristo é o único Salvador (Atos 4:12).
As Igrejas protestantes concordam com três grandes princípios fundamentais: a preponderância da Bíblia (“Sola scriptura”); a importância da fé (“Sola fide”), que é uma questão pessoal; e a noção da Graça (“Sola gratia”), que permite salvar o homem sem as noções de mérito e redenção próprias do catolicismo.
Calvino
Os Cinco pilares da Igreja - Espaco Gospel - Estudos Bíblicos, Mensagens Diarias, Pregações, Devocionais, Palavra de Deus, Versículos, bíblia.
18 de fevereiro de 1546
Com a publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517, o teólogo desencadeou a Reforma Protestante. ... Martinho Lutero queria apenas discutir os problemas na Igreja Católica, mas o que aconteceu na cidade alemã de Wittenberg em 31 de outubro de 1517 mudaria para sempre a Alemanha, a Europa e o mundo cristão.
Após longas controvérsias sobre os ensinamentos e publicações, Lutero foi, finalmente, excomungado por bula do papa Leão X, em Junho de 1520. Entretanto, as suas publicações alimentaram as chamas duma fogueira em Colónia. A dita bula foi recebida como um desafio e classificada como “bula execrável do anticristo”.
A primeira missa celebrada por Lutero foi em 2 de maio de 1507. Em 1508, Lutero realizou uma visita a Roma, a sede da Santa Sé, por questões relacionadas à ordem dos agostinianos. ... Entre 1513 e 1518, Lutero ministrou diversos cursos na Universidade de Wittenberg, todos eles sobre ensinamentos bíblicos.
10 de novembro de 1483, Eisleben, Alemanha
Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.
Lutero estava, na realidade, escondido no castelo de Wartburg e assumira outro nome, Junker Jörg. Ele deixou a barba crescer e raspou o cabelo como um monge. Ali, o reformador traduziu o Novo Testamento do grego ao alemão. Sua primeira edição da Bíblia, "O testamento de setembro”, foi publicada no outono de 1522.
Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI, que contestava o poderio da Igreja Católica, o comércio de cargos eclesiásticos, a venda de dispensas, de indulgências e de relíquias sagradas.
Martinho Lutero (1483 – 1546) foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências. Lutero foi um jovem alemão que resolveu entrar para a vida religiosa após um milagre que salvou sua vida durante uma violenta tempestade.
Martinho Lutero posicionou-se fortemente contra a prática da venda de indulgências em suas 95 teses. O que Martinho Lutero fez, na prática, com a humildade de um membro da Igreja Católica, foi questionar se a Igreja estava, em verdade, cumprindo a essência do Cristianismo.
As 95 teses de Lutero deram origem a um movimento de ruptura que levou à criação de uma nova religião cristã, suas criticas eram venda de cargos eclesiásticos, comércio de artigos religiosos (relíquias), de indulgências (venda do perdão dos pecados) e comportamento inadequado ao clero (vida luxuosa e mundana que se ...
Reagiu muito mau, afinal Lutero publicou suas 95 teses contra a Igreja Católica, e acabou influenciando o surgimento de novas igrejas, a Igreja Católica se prejudicou com isso, e portanto, não reagiu nada bem.
Resposta. Resposta: A Igreja Católica reagiu a Reforma Protestante por meio de um conjunto de medidas teológicas e políticas que recebeu o nome de Contrarreforma, que tem como data inicial simbólica o Concílio de Trento (que durou mais de 15 anos!)
Criada como reação ao protestantismo, a Contrarreforma foi marcada pela repressão e pela reafirmação dos dogmas católicos. A Contrarreforma foi um movimento de reação da Igreja Católica ao surgimento de novas doutrinas cristãs na Europa, em um processo conhecido como Reforma Protestante.