A) Grupo Interno: onde o cladograma se inicia, pode ser feito de varias formas: analisando a ontogenia ou comparando os organismos que se pretende estudar. Grupo Externo: Com outros grupos evolutivamente próximos, onde a cladogenese tenha sido anterior.
O grupo monofilético é aquele que inclui o ancestral comum mais recente do grupo e todos os descendentes desse ancestral. O grupo parafilético inclui o ancestral comum mais recente do grupo e alguns, mas não todos os descendentes desse ancestral.
Uma característica primitiva é uma plesiomorfia e a que sofreu alguma mudança é uma apomorfia. ... Nas serpentes, por exemplo, a presença de pernas é uma condição plesiomórfica e a ausência é apomórfica. Se a nova característica estiver presente em dois ou mais grupos é dita uma sinapomorfia (gr.
A filogenia, também chamada de filogênese, é o termo rotineiramente utilizado para definir hipóteses de relações evolutivas, ou seja, relações filogênicas, de um grupo de organismos. Em outras palavras, pode ser definida como o termo que visa determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas.
Quando estudamos as relações de parentesco entre duas espécies, teoricamente, houve uma espécie ancestral comum a elas, a que as originou. A importância da filogenia é que ela é uma ferramenta que nos auxilia no estudo da evolução de um grupo ou, de uma determinada característica dentro de um grupo. ...
Na filogenia, grupo de espécies com um ancestral em comum exclusivo e grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum, chama-se monofilético. Espécies que são descendentes de ancestrais distintos fazem parte de um grupo polifilético.
Construindo uma árvore filogenética