Richard Glogau define a avaliação das alterações que podem ser vistas nas diferentes idades e têm como objetivo de possibilitar a quantificação do nível de envelhecimento, permitindo assim uma melhor escolha do tratamento. Discretas alterações na pigmentação. Rugas mínimas, quase não visíveis.
O fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele por exposição solar excessiva, ou seja, não é o envelhecimento natural causado pela idade e sim o envelhecimento causado pela falta de cuidado. Ele causa pele manchada, deixa a pele seca e áspera, e ainda pode evoluir para um câncer de pele.
A exposição solar, devido à radiação ultravioleta, por sua vez, intensifica o envelhecimento da pele, processo chamado de fotoenvelhecimento. Desse modo, portanto, conclui-se que o envelhecimento cutâneo envolve fatores intrínseco (cronológico) e extrínseco (solar).
As rugas se dividem em: Primárias: É uma depressão linear que interrompe a uniformidade da superfície cutânea por diminuição da camada hipodérmica ou por atrofia dérmica. Secundárias: São continuações das rugas da primeira fase.
São eles: Rugas dinâmicas: são as primeiras a serem notadas, conhecidas também como linhas de expressão, e não aparecem no repouso; Rugas estáticas: são visíveis mesmo sem movimentos faciais e muito comuns em rostos maduros.
Rugas atróficas: aparecem em função da atrofia da matriz extracelular. Rugas elastóicas: presentes em peles fotoenvelhecidas e não desaparecem quando esticamos a pele. Rugas de expressão: são formadas em função da contração muscular repetida do rosto.
Rugas gravitacionais: são causadas especialmente pela redução das fibras colágenas e elásticas e aparecem juntamente com a flacidez dos músculos, deixando sobras de pele, geralmente, no ângulo da mandíbula. São mais comuns a partir dos 60 anos, mas podem surgir antes devido ao tabagismo e excesso de exposição ao sol.
Rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o envelhecimento. São dobras que ocorrem na pele ao longo dos anos pela força da musculatura e movimentos tanto dos membros como de todos os músculos chamados de expressão facial.
“As rugas são resultado do processo de envelhecimento, se formam devido à diminuição de colágeno na pele e também pela ação muscular repetitiva ao longo dos anos”, reforça a dermatologista Carla Albuquerque. Para a nossa tristeza, mesmo entendendo o porquê das rugas aparecerem, esse processo é inevitável.
As rugas são sinais de envelhecimento da pele, que começa a dar seus primeiros sinais por volta dos 30 anos de idade, quando as fibras elásticas e colágenas da pele diminuem em quantidade, deixando a pele mais fina e flácida.
Confira como você pode diminuir as rugas no rosto.
Uma ótima forma de combater rugas ou evitar o aparecimento de novas rugas é melhorar a hidratação e a elasticidade da pele, aplicando diariamente uma máscara nutritiva, um tônico facial e um creme antirrugas, que podem ser feitos em casa com ingredientes naturais.
A Luz Pulsada é um tratamento excelente para manchas e linhas de expressão. A luz policromática penetra na derme, camada mais profunda da pele, e seu calor estimula a movimentação da água, melhorando a circulação e promovendo a produção de colágeno.
Radiofrequência: É um procedimento estético em que é utilizado um aparelho que estimula a produção de novas células de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele, podendo as sessões serem realizadas mensalmente.
6 hábitos para prevenir rugas, bolsas e linhas de expressão ao redor dos olhos
Veja os tratamentos mais indicados para eliminar ou suavizar as linhas de expressão na testa:
- Em um recipiente, misture o amido com 1 colher de sopa de iogurte natural e 5 colheres de sopa de cenoura ralada com uma colher de pau. - Com a ajuda de um pincel, aplique a mistura no rosto limpo, com movimentos circulares. Deixe agir por 15 minutos.
Confira o passo a passo.
5 máscaras caseiras para rejuvenescer a pele do rosto
4 receitas de cremes caseiros noturnos para ter um rosto perfeito
Instruções: