No campo odontológico os modelos de gesso constituem parte da documentação dos pacientes, podem ser utilizados na resolução de questões legais e, primordialmente, em finalidades clínicas. Os gessos são obtidos através de um mineral chamado gipsita, com a fórmula química de CaSO4 2H2O (sulfato de cálcio diidratado).
Ou seja, no gesso acartonado, quanto menos interferência com ferramentas, melhor fica o acabamento. É como um serviço de chapeação de automóvel, quanto menos massa e mais peças novas para serem trocadas, melhor o resultado final.
Forro de drywall Ainda que mais caro que o forro em placas, o forro de gesso acartonado, ou drywall, tem custo-benefício superior, tornando-se a melhor opção. Composto por grandes placas revestidas por papel acartonado, sua espessura fina permite ganhar área útil no espaço em que é aplicado.
A vantagem encontrada no gesso comum em relação ao gesso acartonado é o custo menor, porém suas desvantagens são maiores quando se pesa o custo benefício. Veja quais são: o material é mais estático, sendo mais fácil o aparecimento de fissuras e trincas. a instalação gera mais sujeira em obra.
Contudo, o valor estabelecido considerando a metrvgem também vai depender de outros elementos, como mão de obra e materiais, que falaremos mais adiante. Em média, o metro quadrado para colocar forro de gesso, contando mão de obra e materiais, custa entre R$ 75 e R$ 120.
Você pode manter a sofisticação e a decoração do ambiente com o uso de forros de PVC, além de embutir luminárias. Quando se pensa em custos, o PVC possui um valor muito menor do que o gesso, mas isso não te impede de ter um ambiente bonito.
Nos mais diversos ambientes, os forros possuem importante função no acabamento de tetos e lajes, pois proporcionam proteção dos dutos elétricos, resistência à propagação de fogo e isolamento termoacústico. Para os ambientes empresariais, especificamente, o forro de isopor é o mais indicado, entre os vários existentes.