Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
Max Weber foi um dos principais responsáveis pela adoção de uma metodologia própria para as ciências sociais, uma metodologia que leva em conta o objeto particular das ciências sociais, as ações humanas.
Durkheim parte de sua pesquisa quantitativa centrada na explicação dos fatos sociais presentes nas consciências coletivas ao passo que Weber, em sua sociologia compreensiva, visa compreender quais as motivações que orientam as ações dos indivíduos, tendo como um dos principais recursos metodológicos para tal realização ...
Ciências naturais – estudo das caraterísticas físicas da natureza e das maneiras como aquelas interagem, mantêm e/ou alteram a natureza. Ciências sociais – estudo das caraterísticas sociais dos seres humanos e das maneiras como aquelas interagem, mantêm e/ou alteram a sociedade.
Max Weber desenvolveu um importante trabalho de sociologia política através da sua teoria dos tipos de dominação. Dominação é a possibilidade de um determinado grupo se submeter a um determinado mandato. Trata-se, portanto, de um tipo de relação social fundada na autoridade de um indivíduo sobre outros.
A sociologia como um todo, estuda também temas ligados às relações e conflitos sociais, crises ligadas ao trabalho urbano e rural, à informação, às artes, à cultura de massa e todos os acontecimentos que, de alguma maneira, podem afetar a vida em sociedade e a construção de relações sociais.
Três foram as principais teorias raciais vigentes a partir do século XIX: a poligenia, a escola histórica e o darwinismo social (SKIDMORE, 2012, p. 92-96). Para a poligenia, que surgiu nos Estados Unidos nas décadas de 1840 e 1850, as raças humanas tinham sido criadas na forma de diferentes espécies.
Essa metodologia deveria levar em consideração o fato de que o conhecimento dos fenômenos naturais é um conhecimento de algo externo ao próprio homem, enquanto nas ciências sociais o que se procura conhecer é a própria experiência humana, uma vez que, em ciências sociais, sujeito e objeto se confundem.
Em outras palavras, as Ciências Humanas ou Humanidades são uma área do conhecimento voltada para o estudo do homem como ser social. A área de Ciências Sociais Aplicadas reúne campos de conhecimento interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas.
Qual é o objeto de estudo das Ciências Sociais? O objetivo das Ciências Sociais é estudar, analisar e interpretar as ações dos seres humanos quando estes interagem com a sociedade.
Todos os fenômenos sociais e comportamentais são estudados por essa área. As relações e interações do homem com seus semelhantes, com o trabalho, sua organização em sociedade, educação, suas realizações e sua história: tudo faz parte dos estudos das Ciências Humanas.
– Nas ciências humanas são enfrentadas dificuldades no estabelecimento do método: – Complexidade dos fenômenos humanos são de difícil simplificação: hereditariedade, meio social, impulsos, desejos, memória, consciência, vontade...