A dica é lavar as mãos ou passar álcool em gel. E para fazer a limpeza na região do umbigo, umedeça o cotonete com o álcool a 70% e aplique na base do coto umbilical (entre o coto e a pele), circundado toda a área.
Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar a ser mantida como antes, até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.
Entre os 20 primeiros dias de vida do bebê, o coto cai fica preto e cai, dando lugar a uma pequena ferida, que leva cerca de uma semana para cicatrizar, embora esse processo possa demorar um pouco mais do que 30 dias para acontecer, com um pequeno atraso na caída e na cicatrização.
Inicialmente o coto umbilical apresenta coloração branca azulada, mas, com o tempo, torna-se escuro. À medida que essa estrutura escurece, também fica mais dura, até que, após 5 a 15 dias, cai. Vale frisar que a queda do coto varia de criança para criança e é importante nunca puxá-lo, mesmo que ele esteja quase solto.
O bebê precisa ser examinado por um profissional de saúde caso o umbigo apresente secreção de cor amarela com mau cheiro e purulenta ou vermelhidão ao redor da região umbilical. Mas não há motivos para desespero.
A indicação é usar algodão ou fralda de pano para higienizar toda a região com água limpa ou álcool 70%. Lembre-se de secar bem o coto umbilical depois de limpá-lo. Para isso, você pode abanar a região ou utilizar gaze e fazer movimentos suaves, como pequenas batidinhas, para evitar machucar o seu bebê.
O diagnóstico da hérnia umbilical em bebê é feito por meio de exame físico realizado pelo pediatra, que apalpa a região do umbigo e observa se há aumento do volume na região quando a criança faz esforços.
Se você já colocou o dedo no umbigo e cheirou (vamos lá, você sabe que já tentou isso pelo menos uma vez), pode ser que tenha um pouco de odor diferente. Isso é devido a bactérias e leveduras que tendem a crescer quando se combinam com a pele morta células, cabelo e óleo.
A demora na queda é causado por excesso de umidade naquela região, seja por limpeza pouco frequente ou muito superficiais, pais com dó durante a limpeza e excesso de roupas ou abafamento do umbigo; É comum a ocorrência de sangramento de pequena monta nos primeiros 10 – 15 dias após a queda.
Ao contrário do que muita gente imagina, não há a necessidade de colocar nenhuma faixa ou qualquer outro tecido que comprima a barriga do bebê. Além de não ter nenhuma utilidade, a medida pode abafar a região, dificultando a cicatrização e aumentando o risco de infecções.
MÃOS NO UMBIGO PARA PROTEÇÃO ENERGÉTICA Quando alguém estiver brigando com você, te deixando para baixo ou te direcionando energias negativas, feche o seu umbigo com uma das mãos discretamente, e perceba como as sensações ruins que essa pessoa ou ambiente estavam lhe passando cessam gradativamente.
O umbigo é realmente muito importante para os seres humanos, mas apenas durante a gestação, quando ele permite a conexão do embrião com a placenta por meio do cordão umbilical – constituído por duas artérias e uma veia –, responsável por fornecer nutrição e oxigênio ao feto.
O óleo de rícino é extraído de uma planta medicinal conhecida como Mamona, Carrapateiro ou Bafureira e é utilizado popularmente para tratar vários problemas de saúde como atrite, caspa, prisão de ventre e promover a hidratação da pele e cabelos.