O incômodo também pode ser provocado por uma restauração que está alta e precisa ser revisada pelo especialista. Se um dente com restauração está doendo constantemente, o mais indicado é procurar seu dentista de confiança para fazer uma avaliação clínica e radiográfica para chegar a um diagnóstico.
A cárie dentária tem cura e o tratamento é cirúrgico, implicando a consulta ao Médico Dentista, visando remover a cárie e consequente restauro ou reconstrução da cavidade dentária, no caso da estrutura afetada comprometer apenas o esmalte e a dentina.
Uma vez que já houve a cavidade da cárie, somente uma restauração vai resolver. Existem algumas cáries que se apresentam como desmineralização do esmalte, sem formar a cavidade. Essas são reversíveis. Primeiramente você deve realizar as restaurações para fechar as cavidades abertas pela cárie com o dentista.
Outra preocupação comum entre os pacientes é o custo do tratamento de canal. “Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.
A dor na cárie pode variar de leve a insuportável . Uma cárie mais superficial pode provocar aumento da sensibilidade. Principalmente ao escovar os dentes ou ao beber bebidas quentes ou frias. Cáries que causam danos mais profundos no dente podem afetar o nervo, provocando dor intensa.
Quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar, além disso, um sinal bem característico é que ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.