A presença de hemoglobina na urina, cientificamente chamada de hemoglobinúria, ocorre quando as hemácias, que são elementos do sangue, são destruídas e um de seus constituintes, a hemoglobina é eliminada pela urina, dando-lhe uma cor avermelhada e transparente.
Assim, durante a gestação, anemia é definida como hemoglobina (Hb) < 10 g/dL (Hct < 30%). Se a hemoglobina for < 11,5 g / dL no início da gestação, as mulheres podem ser tratadas profilaticamente porque a hemodiluição subsequente geralmente a reduz a Hb para < 10 g/dL.
A anemia durante a gravidez é normal, principalmente entre o segundo e o terceiro trimestre de gestação, pois há uma redução da quantidade de hemoglobina no sangue e um aumento das necessidades de ferro, o que pode resultar em riscos para mãe e para o bebê, como fraqueza, parto prematuro e atraso no crescimento, por ...
Cerca de 12 a 14 dias após a concepção, um teste de urina deve ser capaz de detectar os níveis do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG). O HCG é um hormônio produzido durante a gravidez e formado na placenta, que começa a nutrir um óvulo fertilizado após sua implantação na parede uterina.
Na gravidez pode ocorrer glicosúria devido ao stress ou pelo sangue passar mais rápido pelos rins, geralmente desaparece após o parto.
A glicose na urina aparece se a quantidade de glicose no sangue excede a capacidade de reabsorção renal pelos transportadores de glicose e sódio, os SGLT2 (do inglês – sodium/glucose cotransporter 2).