2. Sofrer difracção ; desviar-se. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: difratar.
Quando uma onda sonora propaga-se e encontra um obstáculo, como uma parede, incide sobre a barreira e retorna para o meio no qual estava propagando-se. Desse acontecimento, originam-se dois outros, os quais são chamados de eco e reverberação.
Reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre uma superfície de separação entre dois meios. Refração é o fenômeno que consiste no fato de a luz passar de um meio para outro diferente.
Quando a luz atravessa algum meio transparente, como o ar ou água, a sua velocidade é diminuída para uma fração de sua velocidade no vácuo. Quanto mais refringente for um meio óptico, maior será a redução da velocidade da luz.
Índice de refração é uma grandeza física adimensional que mede a redução da velocidade da luz quando é transmitida através de algum meio óptico transparente. ... O índice de refração relativo, por sua vez, é determinado pela razão entre a velocidade da luz em dois meios que não o vácuo, podendo ser menor que 1.
Refringência. Dizemos que um meio é mais refringente que outro quando seu índice de refração é maior que do outro. Ou seja, o etanol é mais refringente que a água. De outra maneira, podemos dizer que um meio é mais refringente que outro quando a luz se propaga por ele com velocidade menor que no outro.
Com isto, é mais refringente o meio pelo qual há maior alteração de propagação. A aguá. Pois se verificar o índice de refração da água em comparação com o o índice de refração do ar, observará que o índice da aguá é maior. Ou seja, na água uma luz monocromática propaga-se com velocidade inferior ao do ar.
O desvio entre os raios incidente e refratado Esse desvio pode ser para mais próximo da reta normal, como mostram as figuras 3 e 4. Isso acontece quando a luz passa de um meio de menor índice de refração, para um meio de maior índice de refração, ou seja, ela passa para um meio mais refringente.
O índice de refração: Quando a luz passa de um meio para outro, sua velocidade aumenta ou diminui devido as diferenças das estruturas atômicas das duas substâncias, ou de suas densidades ópticas ou índices de refração.
Diz-se que a luz sofre refração quando passa de um meio para outro, modificando sua velocidade. ... O fenômeno da refração caracteriza-se pela passagem da luz de um meio de propagação para outro meio de propagação, modificando sua velocidade e, na maioria das vezes, sua direção de propagação.
Isso acontece porque quando o feixe de luz atravessa a fronteira entre dois meios com índices de refração diferentes, a velocidade de propagação e o comprimento de onda se modificam. Embora não haja alteração da frequência de onda luminosa, a velocidade e o comprimento dos feixes de luz mudam.