Cinco maneiras de aumentar seu nível de energia sem ter que tomar remédios
A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos.
Os alimentos, como carboidratos, lipídios e proteínas, possuem energia. ... A unidade de medida da energia contida nos alimentos é a caloria (cal). Uma caloria é a quantidade de calor necessária para aumentar em um grau Celsius (1ºC) a temperatura de uma grama de água.
As plantas usam energia solar para transformar gás carbônico, que vem do ar, e água, que vem do solo, em alimentos e combustíveis. A esse processo é dado o nome de fotossíntese.
Os alimentos atuam também como “combustíveis” em nosso organismo: algumas moléculas presentes nos alimentos são “queimadas” durante a respiração celular e fornecem energia necessária para a atividade dos órgãos.
Como transformar alimentos em energia? Para que o corpo assimile os nutrientes, é preciso quebrá-los por meio digestão, que acontece ao longo do trato digestório, com o auxílio de outros órgãos.