Quais as funções de uma Repartição consular honorária? O objetivo principal das Repartições consulares honorárias é a defesa dos direitos e a assistência, emergencial ou não, aos membros da comunidade brasileira (residentes ou de passagem) em sua jurisdição.
Um cônsul honorário no Brasil surge quando da seguinte situação: um governo estrangeiro tem interesse em ser representado por aqui, mas carece de verba para tanto (consulados de carreira demandam equipe, aluguel, regalias). A solução é nomear um residente local — geralmente com bom trânsito empresarial e político.
Por isso, listamos 9 DICAS PRECIOSAS que são fundamentais para quem está disposto a encarar o desafio.
“Cônsul-Geral” é o título conferido ao diplomata que chefia um Consulado-Geral. “Chanceler” é o título conferido ao Ministro das Relações Exteriores, sobretudo na tradição latino-americana. O Cônsul Honorário não é funcionário do Governo brasileiro. Sua nomeação se faz a título honorífico.
Modernamente, recebe o título de cônsul o funcionário de um Estado responsável, em país estrangeiro, pela proteção dos interesses dos indivíduos e empresas que sejam nacionais daquele Estado.
"Embaixador" é o título conferido ao Chefe de uma Missão Diplomática – Embaixadas e Representações junto a Organismos Internacionais –, pertença ele ou não à carreira diplomática. ... "Cônsul-Geral" é o título conferido ao diplomata que chefia um Consulado-Geral.
O pretor urbano presidia os casos civis entre os cidadãos romanos. O Senado Romano exigia que alguns dos oficiais mais graduados estivessem em Roma em qualquer circunstância, um papel que recaiu sobre o pretor urbano.