Fazem parte do trato respiratório inferior (também chamado vias aéreas inferiores) a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares. São responsáveis por, juntamente com as vias aéreas superiores, manter a permeabilidade das trocas gasosas que ocorrem no pulmão.
Pode ser dividida anatomicamente em duas porções: via aérea superior, que se situa fora da cavidade torácica e é constituída pela cavidade nasal, faringe e laringe; e via aérea inferior, que consiste na traqueia, brônquios, brionquíolos e alvéolos.
Anatomia da Faringe Pode ser dividida em três regiões: orofaringe, nasofaringe e laringofaringe.
O principal sintoma da faringite é a dor na garganta e dificuldade para engolir, no entanto podem surgir outros sintomas, como por exemplo:
As opções antibióticas para faringite pelo estreptococo incluem penicilina V oral, amoxacilina oral, cefalosporinas, como a cefalexina ou cefadroxil, clindamicina e macrolídeos como a claritromicina.
Quando ocorre um processo inflamatório e ou infeccioso desta região denominamos de faringite. Quando toda a região da parede posterior da orofaringe está comprometida e quando este processo infeccioso está localizado exclusivamente na região das amígdalas, então denominamos de amigdalite.