O infinito é, tal como o gerúndio e o particípio, uma forma nominal do verbo. O infinitivo se sistematiza em infinito pessoal (flexionado) ou infinitivo impessoal (não flexionado) e seu emprego se baseia, especialmente, em tendências linguísticas e não propriamente em regras.
A linguagem pessoal é escrita de forma que o interlocutor se mostra presente, evidenciando a sua opinião. Geralmente é usado a primeira pessoa, tanto quanto no singular ou plural. Por exemplo: colunas de jornais, postagens em blogs, entrevistas.
Escreva na terceira pessoa do singular. Se o seu nome está relacionado entre os autores do trabalho, fique tranqüilo, todos os leitores irão supor que ele foi realizado por você.
“Em termos técnicos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sugere, em suas recomendações, que se apresentem textos escritos em terceira pessoa do singular, parágrafos curtos, objetividade, clareza e concisão.” (BOTELHO, 2009, p.
O relatório deve redigir-se na terceira pessoa do singular ou do plural do pretérito perfeito (ex.: foi desenvolvido um sistema, desenvolveu-se um sistema, pode-se estabelecer, a apresentação do software foi realizada, fez-se ou fizeram-se; teve-se ou tiveram-se).
Dicas para fazer uma boa conclusão
CONSIDERAÇÕES FINAIS (este tópico deve ser numerado por 5) Aqui, o aluno deverá responder se a pesquisa resolveu o problema, inicialmente proposto, se ampliou a compreensão sobre o mesmo ou se foram descobertos outros problemas.
Como elaborar as considerações finais do TCC
Conclusão é uma dedução extraída dos resultados do trabalho. Algo definitivo. Considerações finais indica que o resultado do trabalho possibilita reflexões, sem uma conclusão definitiva ou com resultado suscetível de revisões.
As considerações finais do trabalho de conclusão de curso servem também para demonstrar ao seu pesquisador que se atingiram os seus objetivos fazendo a pesquisa. Não é muito comum usar citação ABNT nesta parte do trabalho. No caso, é importante demonstrar que a investigação atingiu os resultados ou não.
Nesse sentido, a citação deve ser um plus , ela deve servir apenas para enriquecer o seu posicionamento, cuide sempre para não deixar nada “solto”, pois isso prejudica sua redação, o seu leitor fica com a impressão que você citou, mas não soube direito como organizar isso dentro da sua redação. ...
Bom essa dúvida é realmente muito frequente entre os alunos. Uma vez que eles acham convenientes retirar informações de outros lugares para encher as páginas de seu TCC. Entretanto, a resposta é não, você não pode colocar citação em tudo o que foi realizado em seu TCC.
As descobertas podem ser referidas novamente na conclusão, mas devem ser apresentadas pela primeira vez no desenvolvimento do TCC. Não apresente citações diretas ABNT (reproduções de frases de outras pessoas consoante as normas da ABNT).
Muitas faculdades não permitem citação na introdução, então, antes de usar verifique com seu orientador ou manual acadêmico. Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o marketing pessoal pode influenciar o resultado do processo de seleção?”
Citação Direta
Uma técnica bem conhecida na escrita, chamada loop aberto, é levemente introduzir o autor da frase como uma inspiração logo no inicio da apresentação. No encerrando da apresentação do TCC você fecha o loop com uma frase inspiradora.