Poluição é a degradação do meio ambiente que ocorre por meio de alterações químicas ou físicas, devido, por exemplo, ao lançamento de substâncias. Esse processo de degradação pode desencadear prejuízos a todos os seres vivos, à saúde humana, ao bem-estar e também à economia.
Os tipos de poluição que podem ser citados são: poluição atmosférica, poluição das águas, poluição dos solos, poluição sonora e poluição visual.
Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.
A poluição atmosférica afeta quase todos os órgãos do corpo. Um estudo recente do Fórum de Sociedades Respiratórias Internacionais mostra que a poluição do ar contribui para uma série de doenças e complicações, desde diabetes e demência até problemas de fertilidade e leucemia infantil.
Poluição do ar e a saúde humana Alguns dos problemas causados podem incluir doenças respiratórias como:asma, bronquite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão e cardiovasculares. Outros problemas podem ser desencadeados a curto prazo pela poluição do ar, entre eles, a irritação das mucosas, da garganta e bronquite.
Problemas respiratórios, com agravamento de enfisema pulmonar e bronquite; Desenvolvimento de problemas pulmonares e cardiovasculares; Desenvolvimento de cardiopatias (doenças do coração);
Frequentemente, os efeitos da má qualidade do ar não são tão visíveis comparados a outros fatores mais fáceis de serem identificados. ... A poluição de ar pode também afetar ainda a qualidade dos materiais (corrosão), do solo e das águas (chuvas ácidas), além de afetar a visibilidade.
A SJC Química separou algumas doenças e indisposições causadas pelo descaso com o ar.
5 doenças que podem ser causadas pela poluição
Viroses transmitidas pelo ar: As principais viroses são a gripe, o resfriado, a poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, rubéola, varíola, mononucleose, citomegalovírus, pneumonia asiática. Muitas dessas doenças são comuns em pessoas com imunidade baixa.
Fatores que podem causar doenças respiratórias
Os sintomas mais comuns da infecção respiratória são:
Quais são as 6 doenças respiratórias mais comuns?
Quanto às variáveis dependentes, consideraram-se como "sintomas respiratórios gerais" aqueles trabalhadores que responderam apresentar pelo menos um dos sete sintomas respiratórios questionados (tosse seca, expectoração, chiado no peito, dispneia, espirros, coriza e ronqueira) e, como "sintomas respiratórios graves", ...