O quarto estágio denominado período das operações formais que começa por volta dos 12 anos, é caracterizado pela construção de um tipo de raciocínio e pelo predomínio do pensamento lógico que lhes possibilitam a solução de todas as classes de problema.
São características COGNITIVAS do estágio lógico- formal: Descoberta das pulsões sexuais Capacidade de abstrair e raciocinar sobre temas nunca antes conhecidos Compreensão simbólica dos objetos Pensamento opositivo e rebelde nas tomadas de decisões Egocentrismo cognitivo Gabarito Comentado 6a Questão (Ref.: ...
No estágio operatório formal – desenvolvido a partir dos 12 anos de idade em média – o adolescente começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio proposicional. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.
Estágio Operatório Formal — 12 anos Nesta fase, o adolescente começa a pensar abstratamente e raciocinar sobre problemas hipotéticos. O pensamento abstrato emerge. Começam a pensar mais sobre questões morais, filosóficas, éticas, sociais e políticas que exigem raciocínio teórico e abstrato.
Significado de Operatório adjetivo Relativo a operações: choque operatório.
O pensamento formal, refere-se não somente ao possível, mas também ao imaginário; é hipotético dedutivo, não se expõe apenas a realidade, mas também a enunciados hipotéticos, pois a reflexão é ampliada para chegar à lógica das proposições.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Período sensório-motor é o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade. As principais aquisições do período sensório-motor, destaca-se a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo.
Em termos gerais, a operação infralógica consiste em "compor o objeto através de seus próprios elementos, conseguindo assim, não classes e nem relações independentes do espaço, mas sim, objetos totais de distintos tipos". ... Isso não quer dizer que o sujeito não esteja fazendo operações lógicas.
O estágio das operações concretas: “a criança prática” O estágio das operações concretas é o terceiro estágio das fases descritas pelas teorias piagetianas. Nesse estágio fundamental, a criança irá adquirir noções lógicas e terá um pensamento mais flexível.