Os equilíbrios são elementos executados pelas ginastas que consistem em apoios sobre um dos pés e a manutenção do corpo em uma posição estável, buscando vencer a ação da gravidade. Na ginástica rítmica, as ginastas devem combinar os equilíbrios com os movimentos específicos de manipulação dos aparelhos.
A ginástica artística, também chamada de ginástica olímpica, é uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos. Esses movimentos exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio. Portanto, o domínio do corpo é uma das principais características desses atletas.
Ginástica rítmica é um tipo de ginástica desenvolvida com movimentos corporais baseados nos elementos do balé e da dança teatral, numa mistura de arte, criatividade e capacidade física, cuja execução é realizada em sincronia com a música.
A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas. Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda.
A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.
Ginástica artística As provas femininas são exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio. Alguns ginastas são treinados para todos os tipos de provas.
Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças. Nos Jogos Olímpicos, porém, são utilizados apenas quatro elementos.
( ) A Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva totalmente baseada nos exercícios de solo. ( ) Na Ginástica Rítmica, os movimentos são realizados em harmonia com a música e coordenados com o manejo de aparelhos ou aparatos próprios da modalidade, que são a fita, a bola, o arco, o bastão e as maças.
As apresentações, neste caso chamadas de rotinas, acontecem em um tablado que mede 7 m x 7 m e duram entre 1 minuto e quarenta e cinco segundos a dois minutos. Dentro desse curto espaço de tempo os atletas precisam apresentar exercícios executados com a melhor postura e técnica possível.
Erros como uma aterrissagem ruim podem tirar até 0,5 ponto, enterrando uma apresentação. Os juízes que dão a nota da apresentação são divididos em dois grupos. No chamado painel A, ficam dois deles, que dão a nota inicial, avaliando só se a atleta fez ou não os exercícios que se propôs.
- utilizar os aparelhos apenas como decoração e não como parte integrante dos elementos; - música inadequada, com pausas prolongadas ou com um final brusco; - falta de variedade nos elementos executados, nos movimentos do corpo ou nas transições; - começar o exercício sem contato com o aparelho.
Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. Em 1961, alguns paises do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade. No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a GRD com um esporte.
São os centros de treinamento ou ginásios de ginastica rítmica. Antigamente, só os homens praticavam ginastica artística, porém, com o passar do tempo e com a luta das mulheres por igualdade, elas ganharam o direito a praticar essa modalidade de ginastica.