EQST

O Que Enxaqueca Hemiplgica Ou Basilar?

O que é enxaqueca hemiplégica ou basilar?

A enxaqueca basilar é um tipo de cefaleia com aura, associada com dor bilateral na região posterior da cabeça.

O que é enxaqueca hemiplégica?

A enxaqueca hemiplégica (HM) é uma variante rara de enxaqueca com aura caracterizada pela presença de fraqueza motora durante a aura.

O que é enxaqueca basilar?

Conforme já expliquei em um post anterior, a enxaqueca basilar é um tipo de enxaqueca com aura – isto é, com aquela sensação estranha que a pessoa sente antes da dor e que, para muitos, é difícil de definir. O nome correto do quadro é: migrânea tipo basilar.

O que é migrânea basilar?

Migrânea basilar é uma forma incomum de migrânea que evolui com sinais de disfunção do tronco cerebral, como diplopia, disartria, vertigem, zumbido, ataxia, alteração do nível de consciência, paresias e parestesias bilaterais.

O que é migrânea hemiplégica?

A migrânea hemiplégica é uma forma rara de migrânea com aura que inclui fraqueza motora plenamente reversível. Objetivo: descrever um caso de paciente portador de migrânea hemiplégica ressaltando sua importância como diagnóstico diferencial no departamento de emergência.

Qual a diferença entre migrânea e enxaqueca?

A enxaqueca, também chamada de migrânea, é um tipo específico de dor de cabeça, que apresenta causas, sintomas e formas de tratamento bem específicas. A migrânea costuma provocar uma dor de cabeça de moderada a forte intensidade, do tipo latejante ou pulsátil, e acomete tipicamente apenas um dos lados da cabeça.

Quais os sintomas de enxaqueca hemiplégica?

A enxaqueca hemiplégica é outro subtipo raro de migrânea. Nesses casos, o paciente apresenta durante a fase de aura uma intensa fraqueza muscular unilateral, podendo ficar com paralisia total do braço e da perna em um lado do corpo, quadro que é chamado de hemiplegia.

O que é a doença migrânea?

O que significa migrânea associada à tontura? Muitas pessoas são familiarizadas com a migrânea – uma dor de cabeça associada com sensibilidade à luz e barulhos. Pesquisadores acreditam que as migrâneas acontecem devido a uma redução do fluxo sanguíneo cerebral que ocasiona uma mudança na atividade nervosa nesta região.

Como diagnosticar migrânea?

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.

O que é migrânea vestibular?

A migrânea vestibular é uma das formas mais comuns de tonturas. Acomete principalmente as mulheres entre 30 e 50 anos e tem muita relação com flutuações hormonais e dores de cabeça do tipo enxaqueca.

Como tratar enxaqueca hemiplégica?

O tratamento da enxaqueca hemiplégica envolve tratamento farmacológico com agentes normalmente usados para abortar ou prevenir a enxaqueca que não potencializam o risco de vasoconstrição cerebral. Devido à presença de déficit neurológico associado, pacientes com crises graves necessitam de internação.

Quais as causas da migrânea?

De acordo com pesquisa da Headache, esses fatores que causam as crises são denominados triggers ou gatilhos da migrânea e incluem:
  • Estresse.
  • Ansiedade.
  • Depressão.
  • Má qualidade de sono.
  • Alterações hormonais (ciclo menstrual)
  • Excesso de luz, ruído ou cheiros fortes.
  • Alimentos.
  • Medicamentos.
1 de set. de 2021

O que significa migrânea sem aura?

A enxaqueca sem aura – também conhecida por migrânea sem aura – é uma das dores de cabeça mais frequentes na humanidade com impacto negativo significativo, tanto pessoal, familiar, social, bem como no desempenho no trabalho e por extensão na economia.

Quem pode diagnosticar enxaqueca?

Neurologista: o médico que cuida da enxaqueca O neurologista é um médico treinado em diagnosticar e tratar distúrbios e doenças do cérebro, medula espinhal, nervos e músculos. Você pode também procurar alguma clínica que seja especializada no tratamento de dores de cabeça.

Quais os sintomas da migrânea vestibular?

A tontura associada à dor de cabeça é o principal sintoma da migrânea vestibular, mas é possível apresentar outros, como:
  • Náuseas;
  • Sensibilidade à luz;
  • Intolerância aos movimentos;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Dificuldade em se concentrar.
10 de jun. de 2020

Qual é o tratamento para enxaqueca vestibular?

A enxaqueca vestibular é tratada de forma semelhante a outros tipos de enxaqueca. Medicamentos analgésicos são usados nas crises, para melhorar sintomas moderados ou intensos de dores de cabeça. Contra as tonturas, os antivertiginosos são recomendados.