O coxim gorduroso infrapatelar, também denominado gordura de Hoffa, representa estrutura intra‐articular e extrasinovial constante do compartimento anterior do joelho. Doença degenerativa articular, patologias inflamatórias e sequela de trauma representam as principais enfermidades da gordura de Hoffa.
Para tratar a Hoffite, inicialmente, é necessário primeiramente retirar o paciente do quadro agudo de dor, caso esteja presente. Para isso, o médico ortopedista poderá prescrever analgésicos ou anti-inflamatórios, para que o paciente melhore da crise aguda.
A gordura de Hoffa (gordura infrapatelar) fica atrás do tendão patelar, abaixo da patela. Ela contribui para a mecânica do movimento do joelho e alguns estudos mostram sua participação na nutrição e reparação das estruturas articulares.
A Síndrome de alfa-talassemia - défice intelectual ligado ao cromossomo 16 (ATR-16), é uma síndrome de deleção de genes contíguos, é uma forma de alfa-talassemia (ver este termo) caracterizada por microcitose, hipocromia, níveis normais de hemoglobina (Hb) ou anemia ligeira, associado a alterações de desenvolvimento.
A doença de Hoffa (ou síndrome do impacto da gordura infrapatelar) foi inicialmente descrita por Albert Hoffa em 1904(1), sendo caracterizada pelo desenvolvimento de alterações inflamatórias crônicas associadas ao encerceramento da gordura infrapatelar hipertrofiada nos espaços fêmoro-tibial e fêmoro-patelar.
Para o joelho é indicado caminhada, natação ou bicicleta com carga leve.
Pode dormir com imobilizador de joelho? Não. Não é recomendado dormir com o imobilizador de joelho. Sua utilização deve ser sempre orientada por um especialista.
Eleve o joelho dolorido, tanto quanto possível. Tente manter seu joelho acima do seu coração para diminuir o fluxo de sangue e inchaço no seu joelho. Deite-se de costas e coloque dois ou três travesseiros debaixo de sua entorse no joelho durante o sono.