Conceituação: Trata-se de uma base de dados da população brasileira, mostrando a distribuição por idade, sexo, localização, situação do domicílio e situação de escolaridade.
Entende-se por dinâmica populacional o estudo da variação na quantidade dos indivíduos de determinada população. ... De acordo com essa orientação, a população de um país pode estar dividida em várias nações, ao mesmo tempo em que uma nação pode estar dividida entre dois ou mais países.
Dinâmica demográfica é a quantidade de habitantes existentes no mundo, em um país ou em uma cidade./span>
Os indicadores demográficos apresentam o número de habitantes dos municípios, bem como as principais características da população, informações de extrema importância para o conhecimento da comunidade e para subsidiar o planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas.
Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?
Taxa de natalidade: é o número de crianças nascidas, no período de um ano, para cada 1.
Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos).
Os principais indicadores socioeconômicos são: PIB, renda per capita, IDH, Coeficiente de Gini, taxa de desemprego e a oferta de serviços públicos.
Indicador social é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas./span>
Já os indicadores socioeconômicos são os seguintes: Índice dos desequilíbrios regionais de Williamson, PIB per capita, Índice de desenvolvimento humano (IDH), Índice de Gini, Taxa de mortalidade infantil, Esperança de vida ao nascer e Média de anos de estudo (20 a 24 anos).
A partir destes indicadores sociais, pode ser avaliada a renda per capita, analfabetismo (grau de instrução), condições alimentares e condições médicas-sanitárias de uma região ou país. ... Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes.
Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que, ao entrar em contato com um ácido, ficam com uma cor, e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. ... São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromotimol.
Indicadores ácido-base são substâncias que, na prática, nos indicam o pH de uma solução pela mudança de coloração. ... O papel tornassol é o mais antigo dos indicadores, mas hoje muitos outros utilizados. Os mais conhecidos são: fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol.
Os indicadores ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que têm a propriedade de mudarem de cor em função do pH do meio. O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, refere-se à concentração de íons [H+] ( ou H3O+) em uma solução. Quanto maior a quantidade desses íons, mais ácida é a solução.
Indicadores colorimétricos para reacções ácido-base são ácidos ou bases orgânicos fracos em que as duas formas conjugadas do par ácido-base apresentam cores diferentes na solução.
Ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam e produzem o íon hidrônio H3O+ ou simplesmente H+ como único cátion. As Bases são substâncias formadas pela união de um cátion e um ânion, que liberam íons hidroxila (ânions OH–) numa solução aquosa em processos chamados de “dissociações iônicas”./span>
Como saber de quem estamos falando, ou melhor, como "bater o olho" em uma fórmula e saber qual a classificação dessa substância? Se a primeira parte (X) for o H (hidrogênio), a substância é um ácido. Se a segunda parte (Y) for o grupo OH (hidroxila), a substância é uma base./span>
As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal. O ácido libera no meio cátions H+ que se unem aos ânions OH- liberados pelabase e, com isso, formam-se as moléculas de água.
As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido quanto a base são consumidos e novos produtos são formados (não necessariamente com caráter neutro).
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
As reações de neutralização envolvem um ácido e uma base e um irá neutralizar as propriedades do outro, formando como produtos sal e água. ... quando o óxido de cálcio se junta à água presente no solo e produz - Ca (OH)2 - que é uma base e reduz a acidez do solo./span>