Segundo o Dr. Leandro Gregorut, ortopedista atuante na Rede de Hospitais São Camilo, a causa mais comum da Tendinite é o excesso de uso dos tendões, que não suportando a demanda solicitada, inflamam. A causa mais comum da Bursite é o aumento do atrito entre o tendão e o osso, também causando inflamação.
O DIAGNÓSTICO O raio X, no entanto, não é capaz de diagnosticar bursite, mas pode ajudar a eliminar outras possíveis causas. Ultrassom e o exame de ressonância magnética são usados geralmente para realizar o diagnóstico. Além deles, testes de laboratório também podem ajudar, principalmente exames de sangue.
Para o diagnóstico e tratamento da tendinite o médico reumatologista é o mais indicado. Ele ajuda no tratamento de problemas inflamatórios das articulações e tecidos que as cercam (ossos, músculos, tendões e ligamentos).
Se você apresentar algum dos sintomas de LER ou DORT por mais de duas semanas, agende sua consulta com o médico reumatologista ou ortopedista pelo site ou aplicativo do MEDPREV para conhecer o melhor tratamento para o seu caso.
O termo reumatismo ou doença reumática são sinônimos e correspondem, não a uma doença específica e isolada, mas sim a um grupo vasto e variado de doenças, que tem em comum a dor e/ou inflamação das articulações como sua principal característica. Sendo assim, qualquer “dor na junta” pode ser considerado um reumatismo.
O QUE SÃO DOENÇAS REUMÁTICAS? Popularmente conhecidas como reumatismo, são prevalentes e representam o conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.
Quais as principais doenças reumáticas
A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista (leia: FEBRE REUMÁTICA – Sintomas e Tratamento).
Esta doença é mais comum em crianças entre os 5 e os 15 anos e, normalmente, gera sintomas como dor e inflamação nas articulações, assim como febre e cansaço. Além disso, o reumatismo no sangue, pode ainda afetar o sistema nervoso e até mesmo as válvulas cardíacas, prejudicando o funcionamento do coração.