O título da obra faz referência ao sofrimento que Severino passa durante a viagem, relatada através de um poema dramático que fez de João Cabral de Melo Neto um dos poetas mais prestigiados da Literatura Brasileira.
Vida e morte constituem os limites extremos da existência humana nesta terra. ... Fazem parte da normalidade do cotidiano, mas quando irrompem assustam e geram espanto, pois a vida desafia a morte e a morte desafia a vida. Nascemos para morrer e morremos para viver.
O Severino era um personagem de um programa de humor que interpretava um porteiro de uma emissora de TV e ele era considerado por todos como um “pau pra toda obra”. Quando a emissora tinha uma gravação e faltava um equipamento, o Severino era requisitado para “quebrar o galho”.
Significado de Retirante substantivo masculino e feminino [Brasil] Aquele que se retira. Sertanejo nordestino que, isolado ou mais comumente em grupo, emigra fugindo das secas. substantivo feminino [Brasil] Planta da família das leguminosas.
Significado de Armadilha substantivo feminino Engenho para atrair e prender certos animais. [Figurado] Artifício traiçoeiro de que alguém se serve para enganar outrem: cair em uma armadilha.
Imigrar quer dizer entrar em um país estranho, a fim de morar nele. Ao contrário de emigrar que significa sair de um país e ir morar em outro. ... Logo, a ação de deixar um país em função de se estabelecer em outro é emigração: a) Emigraram da Itália e foram para o Brasil.
verbo transitivo Pôr em curral. Encerrar a caça num círculo de caçadores que se vai apertando cada vez mais: encurralar um veado. (Sin.: bater, acuar, cercar.).
1 Que está preso ou recolhido em curral. 2 Que está cercado em lugar estreito ou sem saída.
1. Que come carne. 2. [ Zoologia ] Relativo aos carnívoros.
1 perto, junta, pegada, aproximada, na vizinhança, vizinha, rente, adjunta, adjacente, contígua, confinante, limítrofe, fronteiriça, propínqua, convizinha, circunjacente, achegada, abeirada, abarbada, acercada, avizinhada, vicinal, finítima, proximamente.
1 zen, calmo. 2 quieto, silencioso. 3 ameno, brando, calmo, comedido, cômodo, delicado, descansado, despreocupado, imperturbado, pacífico, remansado, repousado, sereno, suave, tranquilo.
Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas.
Herbívoros são animais que se alimentam de vegetais e algas. Essa relação ecológica estabelecida entre animal e planta é denominada herbivoria.