As pesquisas sobre as causas da esquizofrenia ainda são inconclusivas. A hipótese mais aceita é de que a doença seja multifatorial, sugerindo que os sintomas se desenvolvem em pessoas com alguma vulnerabilidade biológica, somada a agentes estressores psicológicos, ambientais ou físicos.
Esquizofrenia paranoide Os principais sintomas desse tipo de Esquizofrenia são as alucinações, delírios, sensação de perseguição e pensamentos sobre conspirações.
Para Enoch,2 o delírio de ciúme é um modo de vivenciar o amor que o distorce, deprecia e adoece. O indivíduo seria normalmente sensível, vulnerável e desconfiado, com baixa auto-estima e pouco assertivo, enquanto algumas vezes, ao contrário, poderia se apresentar impulsivo, egoísta e agressivo.
O delírio místico é uma interpretação da realidade que tem três características. A primeira é que tal interpretação tem como conteúdo central o tema religioso. A segunda é que se baseia em um julgamento que não é partilhado pela sociedade ou a cultura na qual se produz.
Hoje, os delírios religiosos são considerados como um sintoma, sendo que a presença de um delírio de conteúdo religioso preenche critérios do DSM-IV para transtorno delirante ou parte do critério A para esquizofrenia constituindo um quadro Psicótico, e caracteriza-se pelo seu conteúdo espiritual, místico ou religioso, ...