A LER (lesão por esforço repetitivo) é designada para definir toda e qualquer lesão causada por movimentos repetitivos, como digitação, má postura, tocar piano, dirigir, algumas atividades físicas que exijam muito esforço, fazer crochê, entre tantos outros.
Atingem principalmente os membros superiores (mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna cervical), mas apesar disso, podem afetar o homem como um todo. As LER podem atingir qualquer ramo de atividade, desde que as funções e postos de trabalho exponham os trabalhadores a esforços repetitivos.
Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Como prevenir
LER / DORT - Principais Lesões - Saúde em Movimento. As lesões por esforços repetitivos (LER) ou as lesões por traumas cumulativos (LTC) são um grupo de doenças causadas pelo uso excessivo de determinada articulação, principalmente envolvendo as mãos, os punhos, cotovelos, ombros e joelhos.
Resposta. vicios posturas e movimentos corporais repetitivos causam esforço continuo, podendo cusar tanto leves quanto graves lesoes. Podem afetar tecido esqueletico, muscular e nervoso. por exemplo corte de cana com a constante flexão de tronco toda hora abaixando e subindo intensa ultilização de braços e pulsos.
fazer sons repetitivos ou repetir sílabas sem parar. estalar os dedos. roer unhas sem conseguir parar. pular no sofá sem controle de tempo ou força.
Tratamento de Lesão por esforço repetitivo Aplicação de corticoides. Fisioterapia. Cirurgia.
Segundo Elice Eliane, as principais causas de DORT estão relacionadas à organização do trabalho como processos de trabalho mal dimensionados, postos de trabalhos inadequados, posturas inadequadas durante o trabalho, movimentos repetitivos.
Dessa forma, a LER inclui uma série de doenças, por exemplo:
Entende-se LER/DORT como uma síndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não, tais como: dor, parestesia, sensação de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer os membros inferiores.
Teste do Tinel (figura 4) O examinador realiza percussão digital ao longo do curso do nervo mediano no aspecto volar do pulso. O teste é considerado positivo quando a manobra causa parestesias na distribuição do nervo mediano. A sua sensibilidade varia de 23% a 67% e a sua especificidade é alta (67% a 93%).