Aspectos ambientais são entendidos como elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização. ... Impactos ambientais são quaisquer modificações do meio ambiente, positiva ou negativa, resultante ou não dos aspectos ambientais da organização.
Segundo a norma ISO 14001 aspecto ambiental é o “elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente” e os impactos ambientais são “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização”, ...
Um aspecto ambiental significativo tem a capacidade de causar um impacto ambiental também importante. Impactos ambientais se relacionam às consequências, ou seja, aos danos ou efeitos que os aspectos ambientais causam ao meio ambiente.
Um aspect ambiental é a forma como sua atividade, serviço ou produto impacta o ambiente. Por exemplo, um dos aspectos ambientais da lavagem de carros pode ser um agente de limpeza que tem o potencial de poluir a água (esta poluição é o impacto ambiental).
A produção de emissões atmosféricas, por exemplo, é um aspecto ambiental, pois é parte de uma interação que se estabelece entre meio ambiente e empresa. Desse modo, os impactos ambientais em questão seriam as consequências diretas dessa interação, como a mudança de qualidade do ar.
Trazendo isso para uma linguagem mais prática, aspecto ambiental é toda atividade que pode causar mudanças no meio ambiente, o que inclui “água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações”.
Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.
As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.
Com o passar do tempo percebeu-se que a geração de resíduos industriais, em especial, é resultado da ineficiência de transformação de insumos (matérias–primas, água e energia) em produtos, acarretando em danos ao meio ambiente e custos para a empresa.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
Os impactos imediatos da industrialização levam à substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, visando à produção em série e mecanizada, capaz de estabelecer padrões de homogeneidade e o aprofundamento na divisão do trabalho e de sua especialização.
Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.
Já sistema Intensivo é baseado na criação dos animais em uma pequena área chamada de “confinamento”, o uso de técnicas modernas como melhoramento genético, inseminação artificial e monta natural com touros selecionados, são aplicadas ao rebanho com o objetivo de aumentar a produtividade.
Agricultura intensiva é um agrossistema que visa, essencialmente, ao aumento da produtividade e à redução do tempo de produção. Para atingir esse objetivo, quem pratica essa modalidade de produção agrícola faz uso intensivo de insumos, máquinas, implementos e tecnologia aplicada ao cultivo.
Resposta: Intensivo: é caracterizado pelo uso de técnicas e tecnologia nas etapas de produção/ extensivo: produção praticada sem uso de maquinários. Explicação: Diferença: um e feito ao uso de maquinários e o outro manualmente.
Intensivo: seis meses de preparação, indicado para quem possui cinco ou mais horas por dia para estudar; Extensivo: doze meses de preparação, indicado para quem possui quatro horas por dia para estudar.
Significado de Extensivo adjetivo Que se consegue estender; extensível. Que pode ser aplicado ou desenvolvido para um grande número de pessoas (coisas, objetos, casos etc); extensível: o lucro é extensivo aos funcionários. Que é muito amplo; extenso: teoria utilizada com valor extensivo.