A alegria da gravidez pode ser interrompida por um fator preocupante, entretanto comum: o aborto espontâneo. Ele ocorre quando a mulher perde o bebê, normalmente, durante as primeiras 20 semanas de gestação. Há estudos que comprovam que cerca de 20% das gestações resultam em aborto espontâneo.
Geralmente se faz o diagnóstico com uma série de exames de sangue e uma ecografia. Algumas pessoas podem optar por deixar passar o aborto naturalmente, enquanto outras podem preferir ter tratamento médico após um aborto espontâneo.
O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?
O acompanhamento paterno no pré-natal é muito importante, pois além de trazer segurança e confiança para a mulher, também favorece para intensificar os laços paternos, melhorando a relação familiar.
Sempre que se deita sobre o lado direito do corpo, a veia cava é comprimida. Isso faz a pessoa sentir mal-estar e elevar a pressão arterial, o que, no caso de uma gestante, além de ser de ser desconfortável, pode ser prejudicial.
O estudo que apontamos no tópico anterior mostra que grávidas, quando dormem de barriga pra cima, aumentam o risco de morte do bebê. Essa posição também comprime bastante a Veia Cava Inferior, não permitindo que o sangue circule completamente, levando o oxigênio necessário para a mãe e para o bebê.
Segundo os cientistas, gestantes que dormem sobre o lado direito do corpo ou com a barriga para cima no fim da gravidez têm duas vezes mais chances de morte prematura do bebê do que as mães que dormem apoiadas sobre o lado esquerdo.
A ÁGUA GELADA FAZ MAL PARA VOCÊ. A água gelada fecha 4 veias do coração e causa ataque cardíaco; Bebidas geladas são a principal causa de ataques cardíacos. A água gelada cria problemas no fígado; prende a gordura ao fígado.
Beber Água na Gestação ajuda na Hidratação Todos sabem que a barriga cresce muito e que o meio onde o bebê está se desenvolvendo é formado por líquido. O volume sanguíneo da mãe também aumenta muito para nutrir o bebê, e a pele precisa ganhar elasticidade para crescer.
Confira cinco tipos de alimentos que não podem faltar no cardápio da gestante.
Alimentos para evitar durante a gravidez
Como deve ser distribuída as refeições ao longo dos dias? As refeições devem ser distribuídas em seis vezes ao dia: desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. Os intervalos em média são de três horas entre uma e outra refeição.
Já a partir do 4º mês de gravidez, a mulher deve engordar, em média, 0,5 Kg por semana, para uma gravidez saudável. Por isso, se o índice de massa corporal - IMC - da mulher ao engravidar é normal, é aceitável que engorde entre 11 e 15 Kg na gestação.
O peso excessivo na gravidez aumenta o risco de uma série de complicações, como a pré-eclâmpsia, uma doença gestacional que causa pressão alta e edemas em várias partes do corpo, além de outros sintomas, como dor de cabeça.
Durante o primeiro trimestre da gestação, pode haver casos em que as gestantes percam peso, pois é uma fase em que estão com frequentes náuseas e vômitos, características relacionadas aos elevados níveis hormonais próprios da gravidez.
O recém-nascido cujo peso de nascimento é superior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (acima do 90º percentil) é considerado grande para a idade gestacional. É possível que o recém-nascido seja grande porque os pais são grandes ou porque a mãe tem diabetes ou obesidade.
Fetos macrossômicos apresentam maior risco de morte intrauterina, distocia de ombro, fratura umeral e clavicular, paralisia facial e do plexo braquial, asfixia, aspiração de mecônio, hipoglicemia e hiperbilirrubinemia neonatal, cardiomiopatia hipertrófica e uso da unidade de terapia intensiva por tempo prolongado8-12.