A aritmética (da palavra grega ἀριθμός, arithmós, "número") é o ramo da matemática que lida com números e com as operações possíveis entre eles. É o ramo mais antigo e mais elementar da matemática, usado por quase todos, seja em tarefas do cotidiano, em cálculos científicos ou de negócios.
Ela resulta da divisão entre a soma dos números de uma lista e a quantidade de números somados. A média aritmética é considerada uma medida de tendência central e é muito utilizada no cotidiano. Surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.
A média (Me) é calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.
A diferença, entretanto, é que na média aritmética todos os valores contribuem com peso igual, enquanto que no cálculo da média aritmética ponderada se leva em consideração a contribuição (peso) de cada termo, uma vez que existem termos que contribuem mais que outros.. ...
A média aritmética ponderada é calculada multiplicando cada valor do conjunto de dados pelo seu peso. Depois, encontra-se a soma desses valores que será dividida pela soma dos pesos.
A média ponderada é uma das medidas estatísticas que representam grandes listas de informações por um único número. A média ponderada é uma das medidas estatísticas responsáveis por representar grandes listas de informações por meio de apenas um número.
Quando usamos a média ponderada ? A média ponderada de n valores é utilizada quando os valores são obtidos utilizando critérios diferentes e/ou forem de importância diferente. Os pesos são estabelecidos de modo a representar as diferentes condições.
Soma ponderada – processo decisório: peso dos atributos Definidos os atributos, é necessário dar um peso a cada um deles. Esta é a parte mais subjetiva do processo, mas o Método de Mudge pode estabelecer uma forma mais objetiva de estabelecer os pesos de cada atributo.
A média ponderada consiste em multiplicar um peso em cada valor somado. Na média aritmética simples o peso para todos os valores é 1. Sabe-se que na multiplicação qualquer valor multiplicado por 1 não tem efeito. Sendo um número neutro.
Quando calculamos a nota por peso dizemos que uma prova que vale 10 tem peso de 6 na media pois seu 10 valeria apenas 6. Logo, o peso de sua nota 6 na prova, contará como 1,2 na media.
Como calcular a nota do ENEM com pesos? Some as notas das 5 áreas dos conhecimento e divida por 5. Pronto, assim você terá a média simples da nota do Enem. Fique atento, pois algumas faculdades podem ter peso, assim sendo, some o valor das 5 notas, multiplique pelo valor dos pesos e divida pela soma dos pesos.
O cálculo da média ponderada é baseado na seguinte fórmula: Mp = [(N1 x P1) + (N2 x P2) + (N3 x P3) + ......Sendo que:
O funcionamento da calculadora metematica é muito simples. Primeiro vamos indicar o conjunto de valores que queremos obter a média (separados por vírgulas). Em segundo lugar, indicar o peso que cada um destes valores tem (também separados por vírgulas). Em seguida, clique no botão “Calcular média ponderada”.
Para calcular LSC usamos a fórmula abaixo, lembrando que: LSC = Limite Superior de Controle. NP = Número médio. P = Médias das proporções....P = (1 / m) Spi onde,
Como criar uma carta de controle no Excel
Como fazer uma carta de controle no Minitab
Os limites de controle da sua carte de controle representam sua variação do processo e ajudam a indicar quando seu processo está fora de controle. ... Dois pontos estão acima do limite de controle superior. Esses pontos fora de controle indicam que os eixo-comando nesses subgrupos são mais longos do que o esperado.
O histograma é uma ferramenta da qualidade muito importante para análises estatísticas. É um gráfico que mostra a distribuição de acontecimentos registrados em todo o espectro. Esses acontecimentos registrados são chamados de amostras e são dados coletados de um processo que se queira analisar o comportamento.
Ele é basicamente uma representação gráfica, em colunas (retângulos), de um conjunto de dados previamente tabulados e divididos em classes uniformes. O histograma fornece um caminho para avaliar a distribuição dos dados e permite verificar o comportamento de um processo em relação a sua especificação.
Histograma é uma representação gráfica (um gráfico de barras verticais ou barras horizontais) da distribuição de frequências de um conjunto de dados quantitativos contínuos. O histograma pode ser um gráfico por valores absolutos ou frequência relativa ou densidade.
Existem seis tipos de histograma, que são classificados pela forma de apresentação das barras: simétrico, assimétrico, despenhadeiro, dois picos, achatado e pico isolado.
- Polígono de freqüências Obtém – se reunindo os pontos centrais das bases superiores dos retângulos de um histograma. As alturas dos pontos que estão ligados para formar o polígono representam as freqüências das classes e não dos valores individuais.